Fareed Zakaria é âncora do programa Global Public Square (GPS) da CNN.  Ele é norte-americano e nasceu em Bombaim, na Índia, em 20.01.1964.   Escreve para a revista Newsweek, para o jornal Washington Post e tem participações na PBS, na ABC e na CNN.

Assisto todos os domingos o programa GPS.  Acho incrível o trabalho de edição que é realizado no programa.  Num quadro ele reúne quatro convidados, debate um tema específico e na edição de domingo o quadro vai ao ar por 10 minutos, ou um pouco mais, onde há uma apresentação excelente do conteúdo analisado junto a especialistas.  O tempo é limitado, mas o suficiente para que o telespectador assimile a posição de cada convidado.  Os participantes são autoridades, professores e profissionais reconhecidos internacionalmente.   O  programa vai ao nos sábados à noite, nos domingos às 8hs e às 16hs e é repetido às segundas feiras.

Pois esse jornalista publicou um artigo no Washington Post e O Estado de São Paulo publicou na edição de 16.08, p. A11.   O título? O fim do sonho americano.

Zakaria parte da crise da baixa mobilidade social. Há unanimidade quanto à presença da mesma nos EUA.   O jornalista parte de um artigo publicado por quatro economistas no Journal of Economic Perspectives. Compara a ascensão social no norte da Europa e nos EUA.  Países incomparáveis, Zakaria  faz um novo paralelo entre os EUA e o Canadá e  Austrália.  Seja no norte da Europa, no Canadá ou na Austrália, a ascensão social sempre é inferior nos EUA. Por que há baixa mobilidade nos EUA?  Famílias desfeitas, urbanização das cidades, áreas segregadas, dificuldades financeiras das escolas, alta taxa de criminalidade e políticas públicas que direcionam recursos para os mais abastados.

Zakaria conclui que para resgatar o sonho americano é preciso gastar no bem estar de crianças pobres.   Gastos em educação e em saúde infantil conduzem a uma ascensão social à frente.  É preciso proceder como fazem as demais nações ricas.

Prioridade ao pobre e à criança é a mensagem que Fareed Zakaria deixou nesse artigo de meados de agosto.  E que serão objetivo de reflexão durante muitos agostos futuros.  Afinal, a ascensão social implica a concepção de uma estratégia de longo prazo

Fareed Zakaria e a aposta nas crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »