053

Fareed Zakaria é o apresentador do programa Global Public Square (GPS) que eu gravo todo o final de semana no canal da CNN.  Ele é um jornalista norte-americano nascido em Bombaim, na Índia, em 1964.

O que há de interessante em seu programa?

Creio que o principal mérito do GPS é a capacidade de Fareed, jornalista, em reunir, por exemplo, três excelentes entrevistados em um mesa e, na edição, o telespectador conseguir assimilar, em detalhes e em pouquíssimos minutos de vídeo, os principais conteúdos debatidos ao longo da gravação do programa.

A propósito de Zakaria, e esse é o ponto que quero passar ao leitor do blog nesse post, eu assisti um programa de televisão em que  uma súmula publicada por Fareed na Foreign Affairs sobre o populismo foi projetada na tela em que ele diz, mais ou menos, o seguinte:

– “Ele significa coisas diferentes para diferentes grupos, mas todas as versões dividem a suspeita e a hostilidade em relação às elites, à política dominante e às instituições estabelecidas. O populismo se vê falando pela pessoa comum e esquecida e se imagina como a voz do verdadeiro patriotismo.”

Fica aqui o meu registro da mensagem do jornalista para a reflexão do leitor sobre o que escreveu Zakaria a respeito do populismo.

 

Economia global, Fareed sobre populismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *