PRIMAVERA

Agora são 06h23 em Porto Alegre, Brasil.  A temperatura local é de 20 graus, a umidade é de 94%, e há vento de 2 km/h.  Um domingo de sol, com algumas nuvens, mas sem chuva é a previsão do site do Climatempo, com temperatura máxima de 35 graus.  

Para amanhã a previsão é de um dia semelhante ao de hoje com a temperatura oscilando entre os 22 e 24 graus.

POLÍTICA

Assisti ontem a noite a entrevista do Ciro Gomes ao canal Globonews.  Na sua visão Bolsonaro deve ficar calado.  Ele acredita que a vitória de Bolsonaro implicou passo atrás na democracia, na verdade, um caminho rumo à uma grande interrogação.

No que será que Bolsonaro estava pensando ao afirmar que Moro deixaria de pescar com vara e passaria a utilizar uma rede de arrastão de 500 metros para pegar corruptos?  

Será que ele não percebeu que Sérgio Moro deverá se voltar para buscar um dinheirinho no orçamento surrado para amenizar, não mais do que, uma fatia inexpressiva do excedente carcerário?

Quando indagado sobre a possibilidade de desenvolver projetos na pasta da Justiça, tendo em vista que ele foi o terceiro a assumir o posto ao longo do ano passado, Torquato Jardim afirmou que havia ceticismo, mas que ele acreditava que era possível definir uma política nacional de Segurança Pública que transcenda governos.   Vale como uma sinalização para Sérgio Moro?

Eunício Oliveira, presidente do Senado, escreveu um artigo para a Folha, 10.09.17 pagina A3, em que ele identificou algumas mudanças essenciais para o país. 

Ele pregou a instituição do sistema distrital misto para 2020 ou 2022, a redução do número de siglas, o fortalecer dos partidos e a manutenção do financiamento público das campanhas.  Algo não deu certo pois ele concluiu o texto afirmando que era preciso “chacoalhar a cena e renovar  as instituições”. 

Os eleitores cearenses devem ter chacoalhado o cenário político estadual e ele não deve voltar em 2019, ficando distante da meta de instituir o sistema distrital misto em 2020.  

ECONOMIA

O ingresso do Brasil na OCDE será uma conquista importante.  O país foi convidado para um relacionamento ampliado a mais de dez anos, formalizou a solicitação à instituição a 19 meses e nada de confirmação, que dá ou que não dá.  Acho difícil pela nota da dívida e a distância para alcançar o status de grau de investimento. 

O momento era o de entrar na OCDE para obter o selo de bom pagador, mas a realidade da nossa economia não contribui em nada para alcançar o resultado.  

A pretensão de Paulo Guedes de utilizar o Programa de Parceria com Investimentos (PPI) para acelerar as privatizações e implantar o programa de desestatização para zerar o déficit primário de R$ 139bilhões é factível?

INTERNACIONAL 

O mundo registra o aniversário de uma década do pânico da crise de 2008.  Vem alguma forte instabilidade até 2020?  A economia de pleno emprego da gestão Donald Trump pode inverter o sinal até lá?   Terá fôlego para manter a economia global no platô?

Na China, Xi Jinping alerta que o país precisa contar com uma novo grupo de bombeiros e de forças de salvamento e de prevenção de desastres para modernizar a capacidade de governar o país.  Imagine, o leitor, o quanto representa uma iniciativa dessa natureza na segunda maior economia do planeta!

Qual é o dilema das mães, agarradas às suas crianças e em cima dos caminhões lotados de imigrantes, nas caravanas que partiram de Honduras para os Estados Unidos?  Se ficam, as milícias as liquidam na origem; se seguem, serão presas fáceis nas mãos de Donald Trump, no destino.

Donald Trump e autoridades eleitorais estão em lados opostos na recontagem dos votos da Florida.  Trump também questiona o resultado do Arizona.  Ações para justificar a grande derrota para os democratas na Câmara dos representantes?

Uma nova missão do FMI chegou ontem à Argentina para levantar os dados necessários à elaboração de um relatório de avaliação que autorize a liberação dos recursos previstos para o mês de dezembro dentro do acordo de Stand by.  

ESPORTES

O meu Flamengo não toma jeito.  Ontem perdeu para o Botafogo e mais gente pendurada no cartão amarelo.   É incrível a sina.  O time vinha bem com Dorival, mas na hora certa ele toma o rumo errado.

O São Paulo mostrou que não passa daquele desempenho.  Mesmo com o Corinthians com um homem a menos, foi uma dificuldade alcançar o empate.  Muita expectativa com relação ao time do Morumbi, pouco resultado no segundo turno.   

Hoje tem dupla GRENAL em campo.  Se vitoriosa, a Libertadores para 2019 fica ao alcance pois ela está na dobra da esquina. 

ENTRETENIMENTO

Rubinho Barrichello esteve ontem em Porto Alegre em um mega evento local.  Fiquei preso em um engarrafamento de trânsito, um calorão “a lá Cuiabá”, desisti da empreitada e voltei para casa.

FOTO ABAIXO:  Ovelhas sendo esquiladas, Santana do Livramento, 08.11.2018, 16h00

BRASIL, bom dia leitor do blog em 11 .11.2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *