PRIMAVERA

Agora são 06h05 em Porto Alegre, Brasil.  A temperatura local é de 20 graus, a um idade é de 100% e há vento de 6 km/h soprando nesse momento.   Um dia de sol com muitas nuvens, períodos de nublado com chuva a qualquer hora.  A temperatura máxima alcançará os 26 graus.  Para amanhã, de acordo com o site do Climatempo, o dia será semelhante ao de hoje, com temperatura oscilando entre os 20 e 25 graus.  

INTERNACIONAL

Eu acessei o canal Bloomberg na primeira hora da manhã e haviaregistro de duas contrações inesperadas no contexto da economia global.  O PIB da Suiça e da Suécia registraram um recuo de 0,2% na transição do segundo para o terceiro trimestre.   Algo a ser inserido no contexto de uma desaceleração maior?

Todas as principais lideranças políticas globais já estão em viagem para Buenos Aires onde será realizada a próxima reunião do G20 nesse fim de semana.

A proósito da reunião do G20, os principais canais de televisão da Europa e dos Estados Unidos já estão transmitindo diretamente de Buenos Aires. 

POLÍTICA

A prisão do governador Pezão do Rio de Janeiro surpreendeu porque era um lider estadual que vinha negociando a alguns meses o Plano de Recuperação Fiscal do seu Estado com a União.

O destino dos recursos originados na Cessão Onerosa está gerando uma polêmica entre o governo que saí e o governo que chega à Brasília.  Guardia visualiza o recurso chegando à União, Guedes, alocando diretamente a Estados e Municípios a parte que lhes cabe.

E de repente, e não mais do que de repente, surgiu o parecer do deputado Luiz Carlos Hauly sobre a reforma tributária.  O parecer chegou um tanto atrasado para a gestão Temer, um tando adiantado para a gestão Bolsonaro.

Será que a equipe de Bolsonaro não foi avisada que qualquer decisão importante, tipo reformas econômicas, precisa passar pelo Legislativo?  É tanta proposta anunciada que não avança e tanta proposta necessária que não é anunciada.

A equipe de Bolsonaro parece falar para um vazio.  Ninguém diz nada, como se o país ainda não houvesse acordado do dia seguinte à divulgação dos reultados das eleições em segundo turno.  No fundo, o que vem por aí? 

ECONOMIA

Frustrante o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre na percepção de empresas de consultorias e de análises financeiras ouvidas pelo jornal Valor Econômico.   Depois de um incremento de 0,2% no segundo trimestre com relação ao período imediatamente anterior, o Produto cresceu apenas 0,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre do corrente ano. 

Os nomes que estão surgindo nos últimos dias junto à imprensa como possíveis participantes da equipe do futuro governo – o Time de Chicago – eram profissionais bastante conhecidos em décadas passadas junto à midia nacional.

Bolsonaro prometeu privatizações, mas a palavra final virá do Supremo Tribunal Federal na pauta do primeiro semestre do próximo ano.  Até lá tudo fica como dantes, pendente da decisão de Lewandowski, que para levar adiante a promessa de Bolsonaro é preciso que o Congresso dê o seu aval. 

Mas que imbróglio é esse do desconto do preço da gasolina na refinaria, mas que não chega na bomba?  Uma ou outra vez quem sabe possa ficar no meio do caminho, porém não chegar nunca ao consumidor é inacreditável. 

Ao passar batida a discussão em torno dos juros estratosféricos praticados no Brasil, há pouca informação sobre instituições financeiras pequenas que dão prejuízo.

ESPORTES

Péssima a apresentação do Fluminense na noite passada no Maracanã.  Frente à uma multidão de 35 mil pessoas, o Clube das Laranjeiras tomou um passeio do Atlético Paranense.  Eu assisti o jogo pela Super Rádio Tupi, um primor de transmissão.  Aprendo muito sobre as expressões no jeito de falar e do próprio humor carioca sempre que recorro às rádios de lá.

O Fluminense tem um jogo decisivo contra o América de Minas Gerais no próximo fim de semana.  Corre o risco de frequentar o Brasileirão da série B em 2019. 

Grêmio, Renato Portaluppi e Flamengo continuam convivendo em um ambiente de extrema incerteza do que acontecerá para o técnico gaúcho no próximo ano.

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Viaduto da Avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre, 23.11.2018

 

BRASIL, bom dia leitor do blog em 29.11.2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *