PRIMAVERA

Agora são 06h05 em Porto Alegre, Brasil.  A temperatura atual é de 18 graus, a umidade é de 94% e há vento de 7 km/h.   Um dia de sol com albumas nuvens, mas sem chuva.   A temperatura máxima alcançará 26 graus.

A previsão do site do Climatempo para amanhã  é de uma 6a feira de “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens”.  A temperatura máxima alcançará entre 15 e 23 graus.

INTERNACIONAL

Está cada vez tensa a relação entre a primeira Ministra Teresa May e a oposição à medida que se aproxima a data de votação de 11 de dezembro.  O acordo do Brexit está no foco da desavença entre Theresa May e Keir Starmer, o portavoz do Partido Trabalhista que trata da matéria.

O acordo dos governos de Londres e Bruxelas veio a público e trouxe uma enorme polêmica porque a oposição afirma que o acordo do Brexit era até então um documento reservado. No centro da controvérsia está o fato que os britânicos ficariam presos de forma continuada à salvaguarda prevista no acordo agora tornado público.

Essa salvaguarda, ou também conhecido como backstop, prevê rodada de negociação, que podem se tornar intermináveis, durante as quais o Reino Unido deverá permanecer como união aduaneira e evitar fronteiras entre as duas Irlandas.

Se o impasse progredir, Theresa May nega, mas há um plano B, o modelo Noruega defendido pelo conservador Nick Boles, que poderia ser adotado se tudo der errado.  Esse plano B implica voltar ao passado, retornar à Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e juntar-se à Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça, uma via de acesso ao Espaço Economico Europeu (EEE).

Essa alternativa me parece interessante porque acompanha os quatro países que não quiseram aderir à União Europeia (UE), mas ao aderir ao EEE, o Reino Unido estaria em um conjunto comum à EFTA e à UE.  Nesse caso haveria um perído de transição do Reino Unido, da UE para a EFTA e o prazo seria até 2020.

POLÍTICA

Depois dos acontecimentos de ontem em que Jair Bolsonaro falou em recorrer a caneta BIC para decidir sobre o futuro de Onix, fica cada vez mais evidente a falta de convergência entre o futuro chefe da casa civil e os militares que acompanham o futuro presidente. 

Eu assisti a entrevista de Bolsonaro sobre o episódio acima.  Pareceu-me que ele foi apanhado de surpresa a respeito da pergunta do jornalista sobre o futuro de Lorenzoni, todavia Bolsonaro não hesitou e deu a resposta de pronto.

Parece-me que o governo Bolsonaro começa a despertar e a perceber as dificuldades das reformas. Até agora tudo parecia simples de implementar porque as eleições eram recentes.

Porém, as últimas manifestações dos representantes do futuro governo começam a evidenciar que a tarefa de levar adiante um caminhão enorme, com reformas pesadíssimas na carroceria e tendo que subir uma ladeira íngreme à frenter, equivale a uma tarefa para um superheroi.  Não é coisa para um chapolin colorado.

A aprovação na câmara para a utilização de prontuários eletrônicos é mais um passo na consolidação do governo eletrônico nacional.

ECONOMIA

Acho que migrar o INSS para o superministério de Paulo Guedes pode se transformar em um tiro no pé.  Guedes precisa migrar o Brasil da estaganção para a retomada e ponto final.  Não deve abarcar mais frentes da burocracia nacional porque vai ficar afogado na gestão da esfera pública.

No fim, no fim, a ausência de um acordo no Senado fará com que uma parte maior da cessão onerosa jorre nos cofres dos tesouros estaduais.   Certamente que eles precisam mais do que a própria União.

As fintechs tem um imenso campo de oportunidades no Brasil na mudança de década.  A migração de serviços dos bancos tradicionais para as plataformas digitais é a grande transformação que eu percebo no cenário de curto prazo.

ESPORTES

Grande jogo do Atlético Paranaense em Barranquilla.  Saiu na frente com gol de Pablo, mas tomou o empate logo em seguida. O Junior confirmou o fôlego danado que possui, porém o Furacão se defendeu muito bem e sempre que possível ía ao ataque.  

O Atlético tem tudo para ser o campeão, contudo o Junior é muito bom time, joga sempre atacando, faz bons jogos fora de casa e é um adversário muito difícil, mesmo em Curitiba.   Tomara que os brasileiros ganhem, mas não é jogo jogado.  É jogo em aberto.

Grande vitória do Liverpool, de virada, fora de casa.  O empate de 2 a 2 entre Manchester United foi um grande jogo na tarde ontem, no horário brasileiro.  Vale a pena acompanhar a Premier League, certamente que é o melhor campeonato do mundo.  Está um pouquinho acima de La Liga.

A dupla Grenal precisa utilizar os dias que estão correndo para focar na configuração dos planteis para 2019.  A grande restrição, penso eu, corre por conta da falta de sincronia entre a necessidade de contratar atletas e a gestão do futebol profissional durante o período de férias.  Urge pressa!

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO: Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre, dezembro de 2018.

 


BRASIL, bom dia leitor do blog em 06.12.2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *