PRIMAVERA
Agora são 06h05 em Porto Alegre, Brasil. A temperatura atual é de 18 graus, a umidade é de 94% e há vento de 7 km/h. Um dia de sol com albumas nuvens, mas sem chuva. A temperatura máxima alcançará 26 graus.
A previsão do site do Climatempo para amanhã é de uma 6a feira de “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens”. A temperatura máxima alcançará entre 15 e 23 graus.
INTERNACIONAL
Está cada vez tensa a relação entre a primeira Ministra Teresa May e a oposição à medida que se aproxima a data de votação de 11 de dezembro. O acordo do Brexit está no foco da desavença entre Theresa May e Keir Starmer, o portavoz do Partido Trabalhista que trata da matéria.
O acordo dos governos de Londres e Bruxelas veio a público e trouxe uma enorme polêmica porque a oposição afirma que o acordo do Brexit era até então um documento reservado. No centro da controvérsia está o fato que os britânicos ficariam presos de forma continuada à salvaguarda prevista no acordo agora tornado público.
Essa salvaguarda, ou também conhecido como backstop, prevê rodada de negociação, que podem se tornar intermináveis, durante as quais o Reino Unido deverá permanecer como união aduaneira e evitar fronteiras entre as duas Irlandas.
Se o impasse progredir, Theresa May nega, mas há um plano B, o modelo Noruega defendido pelo conservador Nick Boles, que poderia ser adotado se tudo der errado. Esse plano B implica voltar ao passado, retornar à Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e juntar-se à Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça, uma via de acesso ao Espaço Economico Europeu (EEE).
Essa alternativa me parece interessante porque acompanha os quatro países que não quiseram aderir à União Europeia (UE), mas ao aderir ao EEE, o Reino Unido estaria em um conjunto comum à EFTA e à UE. Nesse caso haveria um perído de transição do Reino Unido, da UE para a EFTA e o prazo seria até 2020.
POLÍTICA
Depois dos acontecimentos de ontem em que Jair Bolsonaro falou em recorrer a caneta BIC para decidir sobre o futuro de Onix, fica cada vez mais evidente a falta de convergência entre o futuro chefe da casa civil e os militares que acompanham o futuro presidente.
Eu assisti a entrevista de Bolsonaro sobre o episódio acima. Pareceu-me que ele foi apanhado de surpresa a respeito da pergunta do jornalista sobre o futuro de Lorenzoni, todavia Bolsonaro não hesitou e deu a resposta de pronto.
Parece-me que o governo Bolsonaro começa a despertar e a perceber as dificuldades das reformas. Até agora tudo parecia simples de implementar porque as eleições eram recentes.
Porém, as últimas manifestações dos representantes do futuro governo começam a evidenciar que a tarefa de levar adiante um caminhão enorme, com reformas pesadíssimas na carroceria e tendo que subir uma ladeira íngreme à frenter, equivale a uma tarefa para um superheroi. Não é coisa para um chapolin colorado.
A aprovação na câmara para a utilização de prontuários eletrônicos é mais um passo na consolidação do governo eletrônico nacional.
ECONOMIA
Acho que migrar o INSS para o superministério de Paulo Guedes pode se transformar em um tiro no pé. Guedes precisa migrar o Brasil da estaganção para a retomada e ponto final. Não deve abarcar mais frentes da burocracia nacional porque vai ficar afogado na gestão da esfera pública.
No fim, no fim, a ausência de um acordo no Senado fará com que uma parte maior da cessão onerosa jorre nos cofres dos tesouros estaduais. Certamente que eles precisam mais do que a própria União.
As fintechs tem um imenso campo de oportunidades no Brasil na mudança de década. A migração de serviços dos bancos tradicionais para as plataformas digitais é a grande transformação que eu percebo no cenário de curto prazo.
ESPORTES
Grande jogo do Atlético Paranaense em Barranquilla. Saiu na frente com gol de Pablo, mas tomou o empate logo em seguida. O Junior confirmou o fôlego danado que possui, porém o Furacão se defendeu muito bem e sempre que possível ía ao ataque.
O Atlético tem tudo para ser o campeão, contudo o Junior é muito bom time, joga sempre atacando, faz bons jogos fora de casa e é um adversário muito difícil, mesmo em Curitiba. Tomara que os brasileiros ganhem, mas não é jogo jogado. É jogo em aberto.
Grande vitória do Liverpool, de virada, fora de casa. O empate de 2 a 2 entre Manchester United foi um grande jogo na tarde ontem, no horário brasileiro. Vale a pena acompanhar a Premier League, certamente que é o melhor campeonato do mundo. Está um pouquinho acima de La Liga.
A dupla Grenal precisa utilizar os dias que estão correndo para focar na configuração dos planteis para 2019. A grande restrição, penso eu, corre por conta da falta de sincronia entre a necessidade de contratar atletas e a gestão do futebol profissional durante o período de férias. Urge pressa!
Bom dia leitor do blog!
FOTO ABAIXO: Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre, dezembro de 2018.