PRIMAVERA

Agora são 07h00 em Porto Alegre, Brasil.  A temperatura local é de 16 graus, a umidade é de 75% e há vento de 3 km/h.

De acordo com o site do Climatempo a sexta-feira terá “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens” e a temperatura máxima alcançará os 22 graus. 

Para amanhã, a previsão é de um dia com sol e muitas nuvens, mas não chove.  A temperatura oscilará entre os 13 e 25 graus.

INTERNACIONAL

Theresa May mostrou-se receosa que a opção política do Reino Unido se resuma a aprovar a sua proposta de divórcio com a União Europeia ou que o divórcio se concretize sem proposta alguma, sem pacto algum.

Xi Jinping reagiu abruptamente à decisão do governo de Donald Trump de mandar deter em Vancouver, no Canadá, e extraditar para os EUA, a executiva Meng Wanzhou, diretora financeira do grupo Huawei.  Ela é a filha de Ren Zhengfei, criador da empresa chinesa de telecomunicações.  

Eu acredito que a partir de agora a trégua na Guerra Comercial, negociada por Trump e Xi em Buenos Aires, passa a prioridade de categoria dois na pauta bilateral. 

Certamente que a prisão de Meng passou a ser o foco principal das desavenças entre as duas principais lideranças globais. É a nova prioridade de categoria um na pauta bilateral EUA/China.

Hoje, em Hamburgo, os eleitores da União Democrática Cristã escolherão entre os nomes de Annegret Kramp-Karrenbauer, Friedrich Merz e Jens Spahn quem irá suceder a chanceler Angela Merkel na presidência da CDU.

Li Keqiang, o primeiro ministro da China, afirmou ontem que o país precisa aprofundar reformas que impliquem inspiração de criatividade e inovação de tecnologia.

Shinzo Abe deve visitar o Reino Unido e os Países Baixos, para tratar de segurança, antes de participar do Forum Econômico Mundial de Davos em 22-25 de janeiro, de acordo com a edição de hoje do Japan Times.

POLÍTICA

Em todas as oportunidades que eu assisti Jair Bolsonaro falar sobre a reforma previdenciária na televisão ele bateu sempre na mesma tecla, a idade mínima. O fatiamento deve começar por aí?

A opção por nomeações técnicas pode facilitar a compreensão da opinião pública, mas pode dificultar a coordenação da área política.

A disputa pela liderança do PSL promete uma luta intensa entre diversos candidatos até que Jair Bolsonaro se posicione.  Por enquanto ele mantém o contexto em stand by.

Presidente eleito Jair Bolsonaro abandonou a agenda e nessa sexta-feira partiu para um repouso por recomendação médica.

ECONOMIA

A inflação deu uma folga em novembro.  Divulgado o IPCA do mês passado, o índice recuou em -0,21% levando o valor acumulado em doze meses ao patamar de 4,05%.

Foi-se a primeira semana de dezembro.  O que aconteceu até aqui?  Segue a lista de 11 pontos que resume o momento do que é e as dúvidas  do que deve ser na visão do analista e que merece atenção redobrada por parte dos assessores do novo presidente.

A lista dos onze pontos que vale a pena monitorar:

(i)  nomeação do futuro ministro do Meio Ambiente é uma escolha importantíssima porque o escolhido será um cartão de visita perante a Carta de Paris e um gestor da polêmica entre o agro e os ambientalistas

(ii)  aprovação das reformas econômicas continua como a principal incógnita do governo que chega,

(iii) fatiamento da reforma tributária não pode sinalizar uma mera volta ao passado,

(iv) estagnação prossegue embora a fragilidade da base de comparação do desempenho do PIB,

(v) caneta BIC ameaça quem quer que seja onde quer que se encontre,

(vi) negociação das finanças estaduais em compasso de espera sem ter saído do partidor, 

(vii) muitas dúvidas com relação às chances de êxito de uma equipe formada predominantemente por técnicos,

(viii) capital político de Bolsonaro está no apogeu,

(ix) é hora de fechar pacto político que viabilize a gestão e torne funcional a governabilidade,

(x) população, atenta a tudo e a todos, acompanha pacientemente à contrapartida ao voto do último pleito,

(xi) alguma surpresa para o fim de semana?

ESPORTES

Assisti na televisão a final da Copa Paulista de Futebol de Salão.  Grande Jogo.  Houve, até, contusão do árbitro.   O Sorocaba venceu o jogo de volta e obteve o direito a disputar a prorrogação para definir o campeão da competição.

O tempo extra foi extraordinário.  Falcão estava de despedida do futsal profissional e o jogo terminou empatado em zero a zero e o Corinthians ficou com o título.

Renato estava ontem no curso da CBF, conforme imagens que eu assisti na televisão. Se ele já era um técnico excelente, eu faço ideia de como ele se tornará um profissional mais qualificado a partir desse processo de treinamento. 

Em entrevista na televisão, Portaluppi afirmou que deixou sugestão para que o curso fosse realizado durante o ano.  Ele está marcando presença no evento, mas férias precisam ser usufruidas.  Deve voltar à aula na próxima quinta-feira durante duas horas.  Quanto ao complemento do curso ele recorrerará ao EAD?

Grande jogo Juventus versus Inter de Milão, à tardinha, diretamente de Turim, com direito a retransmissão da RAI.  

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO:

 

BRASIL, bom dia leitor do blog em 07.12.2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *