VERÃO

Abri a janela da sacada e me deparei com céu de brigadeiro.  O porto-alegrense vai sofrer com o calor desse sábado.  A temperatura local é de 26 graus no já no início do dia.  A umidade é de 79% e vento de 2 km/h.  Vento, quase parando.  O sábado será um dia de sol com algumas nuvens, mas não chove.  De acordo com o site do Climatempo a temperatura alcançará os 34 graus à tarde.   Para amanhã, a previsão é de “sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto”.   A temperatura oscilará entre os 22 e os 36 graus.

INTERNACIONAL

Mais um terremoto, dessa vez nas Filipinas.  Foi hoje, com grau de 6,9 na Escala Ritcher, em Davao, e há risco de tsunami.

Quem diria?  A cotação do barril de petróleo do tipo Light Sweet Crude, cotado em Nova York, fechou a sexta-feira em US$ 45,12, uma variação de +1,14 no dia.    Ela perdeu -0,66% na semana, -10,32% no mês e  -24,66 % no ano.   Que ano para a cotação do barril do ouro negro! 

A bolsa norte-americana trepidou no fim do ano.  Mesmo com a reação na undécima hora, o S&P 500 perdeu -7,02% nos últimos trinta dias.  A mesma lógica vale para o Dow que fechou dom desvalorização de -6,40% e do Nasdaq que encerrou com queda de -7,02%, ambos nos últimos trinta dias.   

Entretanto, as perdas nos últimos trinta dias não foram exclusividades dos Estados Unidos.  Na Ásia, as perdas no mês alcançaram variações de -10,10% para o Nikkei 225 do Japão, -4,42% para o Hang Seng de Hong Kong, de -4,14% para o Shangai Composite da China e -2,05 para o All Ordinaries da Austrália. 

Na Europa, as perdas foram mais acentuadas. Houve recuos de -7,63% no Beg 20 da Bélgica, -6,82% no All Netherlands, dos Países Baixos, – 6,69% no Ibex da Espanha,  – 6,55% no DAX da Alemanha, -6,11% no CAC 40 da França, -5,78% no FTSE Eurofirst 300 da Europa, -4,44% no CMX Nordic 40 da Escandináveia e -3,86% no FTSE 100 Britain do Reino Unido.

POLÍTICA

Hamilton Mourão, o vice que vem aí, não deixa por menos, o seu governo vai desmanchar o Estado.   À essa altura eu fiquei com interesse redobrado no que vai acontecer na reunião do próximo dia 14 quando os ministros apresentarão as suas agendas para os 100 dias de governo.  Se é para desmanchar eu estou curioso para saber por onde vai começar a operação desmanche.

Em tempos de pensamento conservador no Brasil, Paul Krugman, premio Nobel de Economia, publicou na semana passada, no New York Times, edição eletrônica do dia 22 de dezembro de 2018, um artigo intitulado The case of a mixed economy.  No texto ele explica porque nem tudo pode ser privatizado.  

E vamos rapidamente para 2019.   Com a atenção voltada para o comportamento dos empresários.  É preciso monitorar o hiato entre a palavra e a ação.   A palavra de entusiasmo do empresário com a chegada ao poder de Jair Bolsonaro em 2019.  A ação de confiança do empresário para investir durante a gestão Bolsonaro em 2020.  Tudo, em tese, é lógico.

Aloysio Nunes e Ernesto Araujo divergem quanto à relação entre tutelação e cooperação internacional.  Ernesto, por enquanto, é palavra; Aloysio, ação. 

ECONOMIA

Se a reforma da previdência passar, o investidor retorna ao país.  Tenho lido que a volta do investidor é iminente, mas não percebo a mesma convicção quanto à consolidação de uma agenda de reformas econômicas a partir da semana que vem. 

A educação é pré-condição para uma retomada sustentável de médio prazo.  Como superar esse desafio sem recursos adicionais já que há o consenso que o aumento da fatia do setor sobre o Produto da economia já aconteceu nos últimos 15 anos e que a palavra de ordem é cortar gastos a partir da semana que vem.

E mais, como priorizar a educação se já houve avanço de 3,4% nas receitas administradas contra incremento de 1,3% do PIB nesse último ano do governo Temer, uma melhora no desempenho que não acontecia desde 2013.  Se essas sinalização de melhora já se concretizou, o que o superministro da Economia poderá propor para a melhora do setor a partir da semana que vem. 

ESPORTES

Hoje tem jogos do Tottenham, segundo colocado, às 12h45, e do Liverpool, primeiro colocado às 15h15.   O jogo do Liverpool é um clássico contra o Arsenal.

ENTRETENIMENTO

Para quem gosta de aviões e coisa e tal, eu recomendo que o leitor do blog assista o programa Aero – por trás da aviação desse fim de semana no canal 44 G SAT na Sky.  O programa versa sobre o dirigível.  Como piloto dos anos 60, eu achei o programa sensacional.

Agora, para quem gosta de História e Geografia, eu recomendo o programa O Mundo Visto de Cima que nesse semana está apresentando uma visão panorâmica sobre a Europa.   Ao final há uma matéria sobre os Estados Unidos. Está excelente!

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Rua Bento Martins, Centro Histórico de Porto Alegre, 28.12.2018.  O prédio em azul e vermelho ocupa o lugar da antiga Padaria Fada que abasteceu durante muitos anos a zona central da cidade. 

 

BRASIL, bom dia leitor do blog em 29.12.2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *