Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2019

VERÃO

Mais um dia de muito calor.  A temperatura é de 31 graus às 11h00 em Porto Alegre, Brasil.  Um dia de sol, com nuvens, mas sem chuva segundo o site do Climatempo.  A temperatura máxima alcançará os 34 graus.  Para amanhã, um dia similar ao atual.  A temperatura oscilará entre os 22 e os 35 graus. 

INTERNACIONAL

1.

Há eleições para o Parlamento Europeu nos dias 23 a 26 de maio próximo vindouro conforme eu escrevi em um post recente.  São 705 cadeiras para eurodeputados em disputa.  Vem aí um pleito sem a presença do Reino Unido.

De acordo com a edição de hoje do jornal abc, tudo leva a projetar que os Populares (183), os Liberais (75) e o grupo dos Conservadores Reformistas (51) ficarão com as três maiores bancadas após as eleições e o que é importante que, em conjunto, representam 55% das cadeiras do parlamento e pertencem às fileiras europeístas.  

2

Na Rússia, hoje foi o dia de Vladimir Putin realizar o seu pronunciamento de o Estado da Nação. No seu discurso, o presidente da Rússia enfatizou o seu empenho em promover as relações com a China e aumentar a participação no Belt and Road Initiative, no Cinturão Econômico da Rota da Seda.

3

A desaceleração chinesa começa a gerar preocupações junto às autoridades econômicas japonesas.  De acordo com a edição de hoje do jornal Asahi Shinbum, as exportações japonesas caíram em 8,4% na comparação de janeiro de 2018 para o mesmo mês do ano anterior.  

Na comparação de um ano com relação ao ano anterior, houve uma redução de 13% das exportações nipônicas para toda a Ásia, principalmente porque ocorreu uma queda de 17% nas remessas de produtos para a China. 

4

Hoje há uma greve geral em Barcelona. É uma manifestação contra o julgamento a que as ex-autoridades da Catalunha estão sendo submetidas perante o Supremo Tribunal da Espanha. 

5

Assisti a cinco minutos pelo canal GloboNews as imagens de Nicolás Maduro comunicando o fechamento da fronteira terrestre da Venezuela com o Brasil no horário das 20h00 no fuso horário de lá até uma nova decisão. 

Em Pacaraima, Polo Norte de Roraima, na fronteira entre os dois países, os venezuelanos compram comida do lado de cá e os brasileiros compram gasolina do lado de lá. 

Sem esquecer que a energia utilizada no lado de cá vem da Venezuela.  Há possibilidade de racionamento com o fechamento da fronteira?  Não creio. Acho que Maduro está “em cheque”no jogo de xadrez fronteiriço, mas não chegaria a tal ponto.

6

O general Mourão falou a pouco que depois de Maduro chamar novas eleições será preciso pensar um um Plano Marshall para a Venezuela.  Penso que a ideia é oportuna. 

A propósito, o general Mourão vai participar da reunião do Grupo de Lima, na Colômbia, na próxima segunda-feira.  Quem sabe o Grupo migre de uma estratégia de confronto para uma solução de bate-pronto.

POLÍTICA

1

As primeiros vinte e quatro horas da reforma previdenciária deixou o Brasil sob impacto, tal foi a complexidade da proposta encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional.  

2

Eu imaginava um documento adequado à realidade brasileira vigente.  Todavia, o que eu constatei foi a presença de meia duzia de técnicos extremamente competentes, desconhecidos para mim, surgindo na telinha durante a quarta-feira e utilizando uma “metralhadora giratória” alcançando a tudo e a todos. 

3

Quem sabe o que me surpreendeu, um pouco, foi o fato de eu desconhecer o currículo daqueles técnicos que apresentaram a reforma na quarta-feira. 

Exceção à figura do Rogério Marinho, o Secretário Especial da Previdência, sobre o qual eu já tinha algumas informações em minhas taxações diárias, os demais eu saí atrás dos currículos dos mesmos, mas fiquei com as mesmas dúvidas de como eles tinham chegado àquele destaque.

Mais tarde, refletindo um pouco melhor, eu percebi que eu não os conhecia porque essa pauta da Previdência não era uma pauta recorrente, abrangente, detalhada, há muito tempo. Talvez, o tema era recorrente, mas os técnicos que lhe davam suporte, não.

4

Agora a proposta da Reforma Previdenciária segue para a Comissão de Constituição e Justiça.  Há o compromisso do presidente Rodrigo Maia em dar a partida no decorrer da próxima semana. 

5

Um ponto que eu acho que a equipe terá a lamentar, é o fato de ter deixado alguns penduricalhos pendentes para uma reforma tão ampla.  A exclusão dos militares é um exemplo disso. 

Lá na frente, quando a análise já estiver bastante adiantada na Comissão de Constituição e Justiça, a inclusão de questões pendentes pode levar à repetição de discussões já encerradas. 

 

ECONOMIA

1

Excelente a entrevista de Ilan Goldfajn para a jornalista Miriam Leitão que eu assisti há poucos minutos no canal GloboNews. 

Aquela autoridade elogiou o perfil da reforma apresentada.  Minuciosa como foi, a reforma nos moldes propostos contribui para a queda da inflação, a retomada da economia e a queda dos juros.

2

Todavia, o que me pareceu espontâneo por parte de Goldfajn, foi que ao final de uma resposta para Miriam ele disse que “a reforma não resolve tudo”. 

Eu tenho batido nessa tecla de que o governo está com a estratégia de apostar toda a gestão em base no sucesso de aprovar a reforma da previdência.  Desde o primeiro momento eu tenho enfatizado que o governo Bolsonaro está com “todos os ovos em uma única cesta”.

3

Dai a minha indagação sistemática desde há muitos dias: como o governo vai viabilizar a transição da estagnação para a retomada da economia?

Acompanhando a divulgação do Boletim Focus todas as segundas-feiras eu percebo que o mercado financeiro reduz a expectativa de desempenho da economia em 0,1% ou 0,2%, há muitos meses já de há muito tempo. 

4

A decisão de Gilmar Mendes, ministro do STF, de conceder um prazo de 12 meses para o Congresso regulamentar a Lei Kandir pode ter frustrado os governadores que esperavam por uma decisão pró estados da Federação.

Porém, não dá para ignorar que Gilmar devolveu “a bola” para que os governadores utilizem os seus prestígios e pressionem as suas bancadas para a busca de uma solução definitiva do impasse.

Eu continuo acreditando que é uma mera exportação de impostos, pois assim que foi tratada no passado.   Ao mesmo tempo eu acredito que é politicamente possível trocar apoio de aprovar a reforma da previdência por uma nova configuração do programa de Recuperação Fiscal dos governos estaduais.

5

O IPCA-15 registrou incremento de 0,34% em fevereiro de acordo com informação divulgada com o IBGE.  Nada de mais porque a inflação permanece sob controle e o número está 0,2% abaixo dos valores esperados pelos analistas do mercado.

6

O Cadastro Positivo é uma matéria que não parou de se movimentar em meio “ao tumulto” gerado pela introdução da Reforma da Previdência na pauta do governo.  Ontem ela seguiu de Rodrigo Maia para Davi Alcolumbre

ESPORTES

1

Bons os jogos de hoje pela Europa League.  Contudo, não estiveram no mesmo nível das partidas dos últimos dias da Champions League.  Agora, registro para o número gigantesco de equipes que participam da Europa League.  Eu precisei recorrer a um mapa para identificar a origem de alguns clubes.

2

Ao anoitecer, com os jogos concluídos, eu fiquei pensando se a CONMEBOL não poderia elevar o número de clubes que disputam a Sul Americana.   Manter um conjunto seleto de equipes na Libertadores, mas expandir a Sul Americana para um número maior de equipes. 

ENTRETENIMENTO

1

A turma aqui de casa não perde um segundo de O Sétimo Guardião.  É impossível obter qualquer informação da família no horário da novela. Está bonita a imagem da fonte subterrânea. 

2

Não sei como a trama vai explicar ao final da história, a transformação do ator Eduardo Moscovis no episódio do gato preto.  É a explicação exigida pelo ator Marcos Caruso há mais de uma semana.   

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO: Rumo à Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre, fevereiro de 2019.

BRASIL, bom dia leitor do blog em 21.02.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *