Porto Alegre, 02 de março de 2019

VERÃO

1 HOJE

O calor está de volta.  A temperatura local é agradável no começo da manhã. Agora, às 09h00, a temperatura local é de 23 graus, com umidade relativa de 83% e vento de 11 km/h.  O calor está de volta porque a temperatura chegará aos 33 graus após às 14h00. O sábado será um dia de sol, com nuvens, mas sem chuva segundo o site do Climatempo.

2 AMANHÃ

Amanhã o dia será semelhante ao de hoje, com temperatura oscilando entre os 20 e os 34 graus.  Tudo sob o sol, nuvens e sem chuva/

INTERNACIONAL

1 MICHEL COHEN, A PEDRA NO SAPATO DE DONALD TRUMP

Nessa semana eu passei metade de um dia assistindo o depoimento de Michael Cohen, o advogado de Donald Trump, na Comissão do Congresso.   Os dias foram muito agitados e eu deixei para redigir algum comentário sobre a entrevista nesse fim de semana.

Ele afirmou que teria assistido uma conversa do presidente com o seu assessor, o lobista Roger Stone.  Na pauta, o Wikileaks.  Mais especificamente, o ciberataque à sede do Partido Democrata.  Foram horas de perguntas dos políticos e Michael Cohen respondeu prontamente a todas as indagações.

Eu creio que essa informação sobre o telefonema de Trump com Stone pode se transformar na pedra do sapato do presidente.   O que complica Cohen e beneficia Trump é o fato do depoente ter mentido na primeira vez que depôs no Congresso.  O que aconteceu nessa semana foi resultado de Cohen ter confessado a mentira e voltado para contar a verdade.

2 AO FINAL DO CALIFADO, SOBRARAM CRIANÇAS  

O combate final ao Estado Islâmico da Síria e do Iraque vem sendo anunciado há algumas semanas.  O Califado que já manteve uma extensa área física ficou reduzida a uma faixa de terra em Baghouz, mais precisamente a um bairro de Baghouz, na fronteira com o Iraque.

A batalha final reúne Forças Sírias Democráticas por terra e ataques aéreos norte-americanos por ar em um ambiente de salve-se quem puder.   Na fuga, há civis, há membros do califado e crianças, muitas crianças, de um lado e de outro. 

A mídia concentra análise no fim da guerra e à margem informa que há 2,5 mil crianças à espera de um destino.  As imagens mostram o produto final de mais uma guerra.

POLÍTICA

1 RODRIGO MAIA, UM POLÍTICO JOVEM, MAS EXPERIENTE 

Está difícil de identificar o que está certo e o que está errado na legislatura atual.   A mudança foi tamanha no cenário político que a luz da legislatura anterior apagou e parece que ainda não não surgiu uma nova imagem em sua substituição.

Nesse contexto, Rodrigo Maia é uma exceção.  Aos 49 anos e com aparência jovem, esse político nascido no Chile me parece uma das poucas imagens que frequenta a tela da televisão com ideias e opiniões pertinentes aos temas em análise.

2 RODRIGO MAIA E A COMUNICAÇÃO DO GOVERNO

No fim da semana passada eu li uma entrevista do presidente da Câmara ao jornal Valor Econômico, 23-25.02, página A 14. Na ocasião, Maia disse que se o governo “não entrar no enfrentamento da redes” ele poderá perder votos.

Ao comparar a legislatura atual com a anterior, Maia disse que no governo anterior havia 6 ou 9 deputados dispostos a partir para o enfrentamento, mas agora ele acredita que o numero aumentou para 30 a 40 deputados.   

Eu estaria creio que Maia gerou uma primeira estimativa do número possível de parlamentares que estariam dispostos a cerrar fileiras em torno da reforma?

3 RODRIGO MAIA E OS GOVERNADORES

Uma ideia que Maia analisou na entrevista é que ele vinculou a rejeição da reforma à explosão das contas públicas que abrange as esferas públicas estaduais e municipais.

Contudo, enfatiza que não é um problema exclusivo da União.  Na percepção do presidente da Câmara os governadores tem consciência que a “reforma do regime público terá que acontecer”.  

Maia não tem poder de decisão.  A iniciativa, qualquer que ela seja, cabe ao Poder Executivo.    A aprovação, essa sim, implica a presença do Poder Legislativo.  E, aí, poucos podem estimar o que passa e o que não passa no Congresso.  Antes, o ex-Ministro Eliseu Padilha tinha condições de avaliar medidas dessa natureza.  Hoje, eu creio que só Rodrigo Maia tem o termômetro nas mãos.

ECONOMIA

1 O QUE VEM DEPOIS DA MUDANÇA NA DIREÇÃO DA VALE

A saída de Fábio Schvartsman da presidência da Vale do cargo evidencia um novo momento da gestão de Mariana e de Sobradinho.   

Contudo, como aconteceu com a gestão da infraestrutura em âmbito nacional  desde o início da Lava Jato, eu creio que também a Indústria Extrativa passará por um processo de standby.

É impossível frear as atividades econômicas em um país com mais de 12 milhões de desempregados.

2 A REFORMA PASSA, MAS QUE REFORMA PASSA?

A cada dia que passa eu creio que a reforma previdenciária passa no Congresso.  Porém, a cada dia que passa eu creio que a reforma previdenciária que passa não é na configuração desenhada pelo superministro da economia.

Exceção às movimentações na bolsa, o tema da reforma não registrou nenhum movimento importante junto à opinião pública.   O presidente que era contra, agora é a favor, mas lança opiniões que deixa atordoado os defensores da proposta.

A mudança no Congresso foi abrupta.  Há um novo Congresso à espera de ser testado.  O governo precisa de 308 votos, mas está difícil de saber quantos levantariam a bandeira da reforma.

O governo está tratando a reforma como irmã gêmea do desequilíbrio fiscal.  Ela vem como o remédio para todos os males.  Certamente que não é assim.  O Brasil pode tomar tantas pilulas do Dr Ross quantas as recomendadas pela equipe econômica que a conjuntura econômica não mudará apostando unicamente na receita da reforma.

ESPORTES

1 PREMIER LEAGUE

Grandes vitórias dos times de Manchester na rodada de hoje na Premier League.  O City venceu ao natural.  O United realizou uma virada de quem reencontrou o seu futebol após a saída de Mourinho. 

2 LA LIGA

Assisti as duas vitórias do Barcelona sobre o Real Madri.  O Real joga, joga, joga, mas o Barcelona marca num contra-ataque.  Vinicius Junior perde três a quatro oportunidades de converter, mas está extremamente bem marcado.  

Eu achei interessante o Vinicius Junior ser escalado no Real Madri da mesma forma como Ronaldinho Gaúcho jogava no Barcelona.  Pega a ponta esquerda e vai para o gol.  Ronaldinho armava a jogada, Vinicius é a única opção do Real concluir a jogada.

3 O SANTOS DE SAMPAOLI

A vitória do Santos sobre o Oeste foi mágica.  Correndo sempre atrás no placar, o time de Jorge Sampaoli virou a partida no último segundo do jogo.  É preciso reconhecer que mesmo apresentando dificuldades para vencer, a equipe da Vila “morre por uma jogada”.  O time do argentino me faz lembrar o Grêmio do Felipão.  

ENTRETENIMENTO

1 CARNAVAL

O carnaval de São Paulo roubou a festa.  É incrível como melhorou o evento realizado na capital paulista.  O espetáculo fez um upgrade gigante.  O público é da magnitude do carnaval carioca.   Um espetáculo de encher os olhos

2 TENDERETE

Tenderete é um programa da televisão que eu assisto todos os sábados pela manhã na Televisão Espanhola.  Hoje mostrou um conjunto que eu não conhecia, Los Ayres. Um trio da melhor qualidade cantando boleros.

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre, 01.03.2019, 17h00

BRASIL, bom dia leitor do blog em 02.03.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *