Porto Alegre, 21 de março de 2019

SAÍDA DA PANE

Ontem eu estive em pane com o meu blog.  Eu estava com o texto do post no meio caminho quando o impasse surgiu na tela do meu computador.

Era para ser um conteúdo importante porque eu gravei praticamente 48 horas ininterruptas de imagens do Presidente e do Ministro da Economia em Washington, mas a pane bloqueou a minha tarefa.  Fazer o quê?

As horas passaram e foi impossível publicar um post com todo o conteúdo que eu imaginava redigir.  Por isso, repasso ao leitor o texto da forma como ele estava sendo concebido.  Era um texto preliminar que se tornou definitivo. 

Agora são 03h57 da madrugada de quinta-feira em Porto Alegre, Brasil.  Abaixo eu estou publicando as primeiras impressões que eu estava percebendo de Bolsonaro no Exterior.  Vou procurar recuperar progressivamente as últimas vinte e quatro horas nos próximos dias.  São cavacos do ofício! 

OUTONO

1 HOJE

Ontem entrou o Outono às 19h58.  A temperatura máxima alcançou os 23 graus.  A quinta feira será de “Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens”.  A temperatura oscilará entre os 15 e os 23 graus.  

INTERNACIONAL

1 DONALD TRUMP TUITOU EM DEMASIA NO FIM DE SEMANA

Há consenso na mídia que o presidente Donald Trump errou na mão no fim de semana ao expedir mais de cinquenta twitters.  Choveram dardos em todas as direções. 

Trump não gostou de programa de televisão que o criticou.  Também mostrou sua insatisfação com o afastamento de jornalista que recebia elogios sistemáticos do presidente. 

Até o falecido senador John McCain, político prestigiado do seu partido, foi atingido por ter enviado documento ao FBI visando impactar os resultados as eleições de 2016. 

2 DONAL TRUMP E A GESTÃO DO TEMPO

É incrível como o presidente Trump utiliza o seu tempo de lazer para se manter permanentemente na mídia.  Era o fim de semana.  Havia acontecido o ataque terrorista a duas mesquitas na Nova Zelândia.  E mesmo assim ele dispôs de tempo para enviar meia centena de twitters.  

E essa gestão do tempo ocorre concomitantemente à convivência do presidente com duas situações extremas.   

A economia dos EUA vai muito bem.  Porém, a política da Casa Branca tolhe qualquer possibilidade do presidente capitalizar os resultados de um país que convive com uma economia em pleno emprego.  Era a hora de Trump acumular capital político, mas, na minha percepção, ele o está queimando.

3 ELIZABETH WARREN É CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DOS EUA

À noite passada eu acompanhei na CNN, desde um evento público realizado em Jackson, no Mississipi, uma apresentação de Elizabeth Warren, senadora pelo Estado de Massachusetts.

O evento foi a oportunidade que a senadora encontrou para lançar o seu nome à candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. 

Surpreendeu-me a capacidade de Warren de responder, instantaneamente, qualquer pergunta encaminhada pelo plenário.  Pareceu-me uma pessoa muito preparada, dinâmica, até agitada e de extremo bom humor.  É bem verdade que ela tem no currículo em torno de 20 anos como professora de Política e de Direito em Harvard.

A derrota de Hillary Cllinton no colégio eleitoral, embora tenha vencido no voto popular por 3 milhões de votos, deve ter sido a razão para Elizabeth Warren defender o pleito nacional eliminando o colégio eleitoral.

4 HOJE FOI DIA DE ACOMPANHAR JEROME POWELL

Hoje foi um dia de acompanhar o pronunciamento de Jerome Powell, o diretor do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) na televisão. 

Foram dois dias de reuniões da autoridade monetária dos Estados Unidos, cuja decisão foi divulgada ao final da tarde dessa quarta-feira. 

Inflação sobre controle afastou qualquer possibilidade de prosseguir elevando as taxas de juros. 

5 KAREN UHLENBECK É PRÊMIO ABEL DA MATEMÁTICA

A norte-americana Karen Uhlenbek é a primeira mulher a obter o Prêmio Abel no âmbito da matemática.  Ela é professora da Universidade do Texas, em Austin. 

O prêmio de 600 mil euros, concedido pela Academia da Noruega de Ciências e Letras, leva o nome de  Niels Henrik Abel, matemático norueguês falecido em 1829, com, apenas, 26 anos de idade.

Uhlenbek se dedicou a trabalhar com equações diferenciais parciais, calculo de variações, superfícies minimas e mapas harmônicos. 

POLÍTICA

1 JAIR BOLSONARO EM WASHINGTON

Jair Bolsonaro não surpreendeu em nada em sua manifestação no Brazil Day in Washington.  Aparentemente ele trouxe um documento preparado para o evento, mas eu o ouvi dizer que não ia utilizar o texto e optou por falar de improviso.

Ao contrário de Paulo Guedes que passou uma agenda inteira frente aos investidores, Jair Bolsonaro não foi muito além dos pronunciamentos sucintos que realiza em território brasileiro. 

Na verdade, o presidente repetiu aquelas mensagens apresentadas após a vitória no pleito do ano passado e, mais especificamente, aqueles pronunciamentos realizados após a sua posse em Brasília.

À margem do que foi dito, eu percebi o esforço de Bolsonaro em utilizar qualquer instante da sua fala para enfatizar o seu apreço pelos Estados Unidos e em direcional muitos elogios  ao Presidente Donald Trump. 

O que parece que não caiu bem foi a ideia dele repetir, varias vezes, que os ex-presidentes brasileiros eram anti-americanos.       

ECONOMIA

1 PAULO GUEDES, UM ESTILO DE COMUNICAÇÃO 

Paulo Guedes participou do evento Brazil Day in Washington nos Estados Unidos.  Guedes tem uma estratégia de comunicação original. 

Ao contrário de tantos outros ministros da Fazenda anteriores que falavam pausadamente, formalmente, explicando detalhadamente os seus objetivos, seja no Brasil, seja no Exterior, Paulo Guedes empreende uma verdadeira corrida em cima das suas palavras.   

Nas vezes que eu acompanhei as suas manifestações ele passou a ideia que não dispõe de tempo a perder. 

2 PAULO GUEDES, UM ESTILO EM CURSO EM WASHINGTON

  , em Washington, Paulo Guedes não foi diferente.  Mais parecia que ele estava se dirigindo, informalmente, a um grupo de velhos conhecidos e jogando  informações a valer para aquele seleto grupo que o ouvia.   

As imagens transmitidas via televisão mostraram em torno de uma centena de convidados presentes ao evento.

É preciso confessar a seu favor que ele parece ter uma mente plenamente ocupada por uma matriz de demanda e oferta de produtos brasileiros em busca de mercados.   

E nesse contexto ele avança em seu raciocínio, ocasionalmente dá uma brecada nos seus argumentos, se precisar ele retorna à uma matéria anterior, e depois segue em frente, tudo em alta velocidade. 

ESPORTES 

1 A DUPLA GRENAL ENCERROU A FASE CLASSIFICATÓRIA DO GAUCHÃO

O Internacional venceu o Novo Hamburgo no Beira Rio por dois a zero.  O Grêmio superou o Pelotas, na Boca do Lobo, pelo mesmo placar.  E assim fechou a primeira etapa do Gauchão com o tricolor na liderança e o colorado na vice-liderança da fase classificatória do campeonato. 

 

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO: Rua Sete de Setembro, Centro Histórico de Porto Alegre, 18.03.2019, 07h30

 

BRASIL, bom dia leitor do blog em 21.03.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *