Porto Alegre, 26 de março de 2019

OUTONO

1 TERÇA FEIRA

A temperatura local é de 15 graus.  São 07h07 em Porto Alegre, Brasil.  A umidade relativa do ar é de 88% e há vento de 6 km/h.  Uma terça-feira de “Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens” segundo o site do Climatempo. A temperatura máxima alcançará os 26 graus.

2 QUARTA-FEIRA

Para amanhã há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.  A temperatura oscilará entre os 15 e os 27 graus.

INTERNACIONAL

1 UM LANCE INESPERADO NA POLÍTICA BRITÂNICA

Eu já imaginava que havia visto tudo em termos de BREXIT.  Ledo engano. Se eu entendi bem, Thereza May foi descartada do processo decisório em torno do divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia. 

Agora tudo fica a cargo do Parlamento Britânico.  Houve uma votação e o grupo anti BREXIT foi vitorioso por um placar de 329 a 302 votos.  Para o Parlamento o tema foi reaberto a partir de agora há um novo marco zero. 

2 O QUE VEM DEPOIS DA DECISÃO DO PARLAMENTO

Eu acho que Theresa May não vai se entregar, passivamente, aos ditames do Parlamento.  A União Europeia que havia perdido a paciência com Theresa May poderia reabrir negociações?  Eu vejo uma dificuldade que é o prazo exíguo para as eleições para o Parlamento Europeu. 

E o bloco anti Brexit ? O que pode pretender o novo ator no cenário do divórcio?  Haveria espaço para um novo plebiscito?  Tudo é muito recente e amanhã tem mais movimentação no Parlamento.  

3 PROSSEGUEM OS APAGÕES NA VENEZUELA

Está muito difícil a vida dos venezuelanos.  Os apagões prosseguem.  Já fazem parte da rotina da população. 

Hoje, Maduro interrompeu as atividades da Economia e da Educação no país por causa da ausência de eletricidade.

O contexto político continua extremamente tenso.  O chefe de gabinete de Guindó prossegue detido.  Os analistas não vem nenhuma saída para a crise atual.   Mesmo a ideia da intervenção que foi assunto da pauta na ida de Bolsonaro a Washington jin

Dois aviões militares russos chegaram a Caracas.     

4 BOEING E AIRBUS, MOMENTOS DIFERENTES

A Boeing convive com a crise decorrente da queda dos dois aviões 737 MAX na Indonésia e na Etiópia. 

Xi Jinping está em visita à França.  Nessa oportunidade, a Airbus, a concorrente europeia da Boeing norte-americana, vendeu, ontem, a “bagatela” de 300 aviões para as empresas aéreas da China.  São 290 aviões modelo A 320 e 10 aviões modelo 350. 

POLÍTICA

1 GOVERNO PARECE RETOMAR A ARTICULAÇÃO DA REFORMA

Ontem foi um dia dedicado à coordenação das atividades da base aliada.  Tanto do lado do Poder Executivo quanto dos membros do Congresso houve a necessidade da solução de equívocos e conflitos que geraram um estresse dentro do Governo Bolsonaro.

2 GUEDES DESISTIU DE IR À COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Hoje, parece, que as movimentos de ontem não foram totalmente convergentes.  Tudo porque o  super ministro da Economia Paulo Guedes desistiu de ir à sessão da Comissão de Constituição e Justiça para falar sobre a reforma da previdência. 

A desistência do ministro parece estar associada a um reconhecimento que há falta de articulação política dentro da base aliada.   Sem a escolha do relator da Comissão nem o presidente do partido de Bolsonaro concorda com a ida de Guedes à Câmara. 

É incrível que seja assim, considerando que o governo já está no Planalto a um trimestre.  Foram-se três meses e a reforma da previdência continua na estaca zero.

Já a oposição não aceita nenhum substituto à presença de Paulo Guedes na CCJ porque haveria quebra de acordo entre as partes.  

3 UMA EQUIPE SUBSTITUIRÁ O MINISTRO NA CCJ

Segundo nota do Ministério da Economia divulgada nessa manhã, uma equipe da Pasta estaria à disposição para se fazer presente na CCJ às 14h00 dessa terça-feira.

É uma tentativa de encontrar uma saída política para cobrir a ausência de Paulo Guedes na Comissão.  

4 O GOVERNO NÃO CONSEGUE ACERTAR O PASSO

Os equívocos das primeiras horas do Governo Bolsonaro parece que se reproduzem aqui e acolá.  Nada é definido.  Tudo é reinterpretado. O presidente não acerta na palavra, no discurso.  Os partidos da base aliada estão profundamente desgostosos.  

Já vão três meses e o presidente ainda não percebeu que a sua popularidade se esvai progressivamente.   O pior é que o seu o capital político, indispensável para levar a sua pauta a bom termo, não tem como ser recomposto à medida que há uma generalização de erros de comunicação no governo. 

5 O GOVERNO NÃO QUER SABER DA VELHA POLÍTICA

O discurso do presidente e dos seus principais assessores no Poder Executivo passa pelo argumento que é preciso terminar com a velha política.   Tudo que for anterior a primeiro de janeiro é criticado. 

A oposição deve estar comemorando o novo momento da política nacional.

6 O GOVERNO NÃO DISPÕE DE UMA NOVA POLÍTICA

A política é da essência da democracia.   O papel do Executivo é apresentar propostas para mudar o Brasil.  Todavia, é o Legislativo, em nome do povo, que aprova as tais propostas, quando elas surgirem. 

No momento atual, parece-me que o Executivo quer ignorar o Legislativo com um discurso retrógrado.    Fazer o quê na ausência de um estadista?

ECONOMIA

1 A INFLAÇÃO COMEÇA A SE FAZER PRESENTE

Depois de longa ausência junto aos gestores da política monetária, a inflação parece estar de volta.  E, pior, está sinalizando que pode estar acelerando.  O IPCA-15 avançou de 0,34% em fevereiro para 0,54% em março de 2019, contra 0,10% em março de 2018.   

2 ONDE A INFLAÇÃO COMEÇOU A SE FAZER PRESENTE?

Onde estão originados esses aumentos?  Certamente em Alimentos e Bebidas que registrou avanços de 0,87% em janeiro, 0,64% em fevereiro e 1,28% em março.  Você não leu errado, foi um avanço de 1,28% somente no mês de março. 

Na Educação, houve incrementos de 0,31% (janeiro), 3,52% (fevereiro) e 0,34% (março).  Também na Saúde e Cuidados Pessoais ocorreram aumentos de 0,68% (janeiro), 0,58% (fevereiro) e 0,38% (março). 

Com esses números o leitor percebe por onde estão surgindo as pressões sobre os preços. 

3 A INFLAÇÃO ACUMULADA E A META DA INFLAÇÃO 2019  

Só no corrente ano o IPCA-15 já acumula uma taxa de 1,18% enquanto que nos últimos doze meses o IPCA-15 já está em 4,18%, sinalizando alguma convergência à meta anual de 4,25%, fixada pelo Banco Central para o corrente ano.   

4 A INFLAÇÃO ACUMULADA POR REGIÃO

No acesso que fiz ao site do IBGE eu procurei localizar em que regiões estavam acontecendo essas variações no IPCA-15.

No trimestre, o IPCA-15 alcançou o patamar de 1,18%.  Em que capitais houve incrementos trimestrais acima da inflação para o país? 

Eles aconteceram em Belém (1,78%), Rio de Janeiro (1,59%), Belo Horizonte (1,54%), Fortaleza (1,51%), Recife (1,24%), Salvador (1,20%) e São Paulo (1,19%).

No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 alcançou o patamar de 4,18%.  Em que capitais houve incrementos no acumulado dos últimos 12 meses acima da inflação para o país?

Eles aconteceram em Porto Alegre (4,72%), Belo Horizonte (4,61%), Rio de Janeiro (4,49%) e São Paulo (4,30%).    Nada mais, nada menos, que nas principais capitais do país.

ESPORTES

1 ROGER FEDERER  NA ORDEM DO DIA

Pouco futebol para assistir na televisão, eu assisti Roger Federer no Masters 1000 de Miami.  Um fenômeno.  Jogou demais frente ao sérvio Flip Krajinovic, 103 no ranking da ATP.  Teve o serviço quebrado no início, mas reverteu a partida e a venceu por 7 a 5 e 6 a 3. Agora irá disputar as oitavas de finais de Miami.

2 GRANDE PARTIDA ENTRE FRANCES TIAFOE E DAVID FERRER

Eu assisti uma outra grande partida que marcava a despedida de David Ferrer, 36 anos, do circuito do tênis internacional.   Ferrer venceu o primeiro set por 5 a 7, mas foi derrotado pelo norte-americano de 21 anos, de virada, por 6 a 3 e 6 a 4.  Uma partida sensacional com grandes lances de parte à parte.

3 BRASIL FEZ UM BOM SEGUNDO TEMPO E VENCEU A REPÚBLICA TCHECA

O Brasil saiu perdendo por um a zero, mas virou e no segundo tempo chegou a uma vitória pelo placar clássico de três a um.   Como gremista, eu creio que Everton e Oscar contribuíram, decisivamente, para a virada. 

ENTRETENIMENTO

FOTO ABAIXO: Rua da Praia, Centro Histórico de Porto Alegre, março de 2019

BRASIL, bom dia leitor do blog em 26.03.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *