Porto Alegre, 10 de abril de 2019

O artigo publicado nesse post foi escrito na mudança do século passado.  Até me assusta escrever que o texto foi redigido na mudança de século, mas foi o que efetivamente aconteceu.  Eu já estou com 74 anos e o tempo é irreversível. 

Ele trata da crise argentina dos anos 90.  Ele foi publicado, originalmente, na revista Indicadores Econômicos da FEE na edição correspondente ao número 3, do volume 27 de 2000

Houve um tempo em que eu comprava os jornais argentinos – Clarin e La Nacion – diariamente nas bancas de jornais de Porto Alegre.  As crises de lá pareciam que antecipavam as daqui, do Brasil.  

Durante muitos anos eu escrevia sobre a Argentina, eu participava de entrevistas e de programas de debates no rádio e na televisão sobre a instabilidade argentina, e havia uma demanda tão grande por opiniões sobre a situação no Cone-Sul que eu resolvi propor à direção da Fundação de Economia e Estatística que a Instituição priorizasse a publicação de textos sobre a Economia e a Política no país vizinho. 

A ideia foi bem aceita e eu passei a formalizar uma proposta em torno da escolha do tema e do prazo para concluir a tarefa.  Mais uma vez a direção da FEE concordou com a proposta que eu havia apresentado e o texto foi finalmente publicado. 

Eu lembro de ter dividido o texto em períodos do governo e concentrado na transição política do país e na procura de alternativas para estabilizar a economia.   O resultado do meu trabalho está materializado no texto intitulado A Argentina dos anos 90 que o leitor do blog poderá acessar a partir do endereço eletrônico abaixo. 

Uma boa leitura!

https://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/view/1809/2176

FOTO ABAIXO: Praça Montevidéu, Largo da Prefeitura, Porto Alegre, abril de 2019

CONTEXTO a natureza do texto em 10.04.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *