Porto Alegre, 28 de abril de 2019.

Agora são 06h10 de um domingo que começa da forma como o sábado chegou ao fim, com tempo fechado.  A chuva deu uma pausa.  A temperatura local é de 21 graus.  No domingo a temperatura oscilará entre os 17 e os 23 graus.  À noite o tempo voltará a se firmar na capital gaúcha de acordo com o site do Climatempo. 

Eu começo o domingo buscando informações que foram importantes nos jornais de hoje da China.   A matéria que me parece de maior destaque diz respeito ao comportamento das principais empresas do setor industrial do país.  A fonte da matéria é a edição de hoje do People’s Daily.

O Bureau Nacional de Estatística havia divulgado que no primeiro bimestre do corrente ano, as principais empresas industriais haviam registrado um declínio de 14,0% nos lucros, quando comparados a igual período do ano anterior.  

Hoje foi divulgado o resultado referente ao mês de março e ele evidenciou um incremento de 13,9% nos lucros do referido grupo de empresas.   Dessa forma, a queda de 14,0% nos lucros do primeiro bimestre ficaram reduzidos a uma queda de 3,3% no primeiro trimestre como um todo. 

Mas, afinal, o que aconteceu no setor industrial chinês em março?

De acordo com a citada fonte, houve um rebote na expansão da produção e das vendas industriais no mês passado.   O valor agregado da Industria avançou a taxa de 8,5% ao ano contra o ano anterior, um incremento de 3,2% acima do registrado no primeiro bimestre do ano.

Outro fato que explica o excelente desempenho de março foi a estabilidade de preços como um fator de estímulo para o rebote.  Por fim, é preciso afirmar que houve recuperação em setores chaves da Indústria no mês passado.   Entre eles, os setores automobilístico, petróleo, ferro e aço e o setor químico.

FOTO ABAIXO: Mercado Público de Porto Alegre, não deixe de visitá-lo!

 

CHINA hoje, em 28.04.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »