Porto Alegre, 07 de junho de 2019

Horário oficial do beco da Rua João Manoel, 18h10, 22 graus, sábado sem chuvacomo criar blog 

Agora, pela manhã, foram divulgados os números do mercado de trabalho nos Estados Unidos.  Sempre que o pleno emprego vai à mídia, Donald Trump faz festa na Casa Branca.  O nível rasante da taxa de desemprego pode turbinar o caminho do seu sucesso à reeleição de 2020?

Nesse sentido o número divulgado pela manhã decepcionou.  Havia expectativa de 185 mil novos empregos em maio, mas eles ficaram em apenas 75 mil empregos originados no setor de serviços e, em menor proporção, na indústria.

Um gol contra o atual morador da Casa Branca.  Uma sinalização que eu percebo na mídia é de uma possível reversão de expectativas caso se confirme o enfoque dado por alguns analistas. 

Prossegue o avanço do emprego, mas a diferença entre expectativa e o dado concreto perde fôlego ao evidenciar taxas menores de novas contrações?

A taxa de desemprego se mantém em 3,6%.   Ela vem caindo desde 2014 quando se encontrava acima do patamar de 6,0%.  Em abril ela estava em 3,6% e em maio “repetiu a dose”.   O que preocupa, ou parece preocupar, os formadores de opinião é que no número referente a abril houve preponderância de vagas na esfera pública.

Bem, por enquanto tudo em termos de fragilidade conjuntural está no plano das especulações.   Isso porque o número de empregos gerados na corrente década supera a casa dos 20 milhões de vagas ao passo que a manutenção da taxa de desemprego no patamar de 3,6% evidencia a manutenção do pleno emprego.

Por fim, se há mudanças em curso, e as estatísticas devem registrá-las em breve, elas devem estar associadas a demora em encerrar a guerra comercial com a China, a série de restrições impostas no cenário internacional, além da mudança no comportamento dos Estados Unidos com os seus tradicionais parceiros no plano externo.

Estou atento a tudo que está acontecendo na maior economia do planeta e me proponho a manter o leitor do blog atualizado à medida que alguma alteração de percurso vier a se confirmar no curto prazo.

FOTO ABAIXO:  Rua Ramiro Barcelos, Bairro Independência, Porto Alegre, junho de 2019

CASA BRANCA as últimas dos EUA, post 07, em 07.06.2019,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *