Porto Alegre, 05 de agosto de 2019

Horário oficial do beco da Rua General João Manoel, 18h10, 18 graus, sem chuva na terça-feira

Há eleições presidenciais na Argentina no dia 27 de outubro do corrente ano.  Maurício Macri, junto com Miguel Ángel Pichetto, busca a reeleição na chapa Juntos pela Mudança.   Alberto Fernández, junto com Christina Fernández de Kirchner, na aliança denominada Frente de Todos, é a principal chapa da oposição.

Macri chega às eleições com a economia registrando um desempenho sofrível, a inflação em patamares elevados e um acordo de standby com o FMI para enfrentar tamanha adversidade.   

Mesmo com o apoio da instituição (FMI) presidida por Christine Lagarde, os números para a Argentina pioraram ainda mais.  A queda no PIB deve fechar em-1,5% e o IPCA deve alcançar 30,5%.    Indicadores econômicos incompatíveis para alguém que chega ao final do mandato e espera o apoio do eleitor para uma reeleição. 

Mas ele existe e Macri está aí, jogando todo o seu futuro político nas eleições conhecidas como las PASO 2019.   PASO 2019, o que são?  São as Primárias, Abiertas, Simultáneas y Obligatorias.  

Elas acontecem no dia 11 de agosto e representam um “passo” prévio às eleições gerais.  São eleições primárias, realizadas nas províncias e na nação.

Tratam-se de oportunidades para cada partido levar a efeito a escolha dos candidatos a candidatos definitivos – presidente, deputados, senadores, chefe de Governo e governadores – para as eleições gerais que virão depois.

A par das eleições primárias presidenciais, há também primárias para governador e vice-governador na província de Buenos Aires na mesma oportunidades.   A chapa Juntos por el Cambio do presidente Mauricio Macri terá as candidaturas de Maria Eugenida Vidal e Daniel Salvador e a chapa Frente de Todos de Alberto Fernández terá as candidaturas de Axel Kicillof e Verónica Magario.     

Finalmente, cabe o registro que outras oito chapas disputam com Macri e Fernandez as eleições primárias presidenciais.  São elas, Consenso Federal, cujo candidato é o ex-Ministro de Economia Roberto Lavagna, FIT, Nuevo Mas, Frente Nos, Frente Despertar, Frente Patriota, PANMovimiento de Acción Vecinal.

FOTO ABAIXO:  Desenho elabora pelo Angelo em programa de televisão que eu participei em 1999

 

ARGENTINA, instabilidade sempre, post 05, em 05.08.2019, as PASO em 11.08.2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *