Porto Alegre, 05 de agosto de 2019
Horário oficial do beco da Rua General João Manoel, 18h10, 18 graus, sem chuva na terça-feira
Há eleições presidenciais na Argentina no dia 27 de outubro do corrente ano. Maurício Macri, junto com Miguel Ángel Pichetto, busca a reeleição na chapa Juntos pela Mudança. Alberto Fernández, junto com Christina Fernández de Kirchner, na aliança denominada Frente de Todos, é a principal chapa da oposição.
…
Macri chega às eleições com a economia registrando um desempenho sofrível, a inflação em patamares elevados e um acordo de standby com o FMI para enfrentar tamanha adversidade.
Mesmo com o apoio da instituição (FMI) presidida por Christine Lagarde, os números para a Argentina pioraram ainda mais. A queda no PIB deve fechar em-1,5% e o IPCA deve alcançar 30,5%. Indicadores econômicos incompatíveis para alguém que chega ao final do mandato e espera o apoio do eleitor para uma reeleição.
…
Mas ele existe e Macri está aí, jogando todo o seu futuro político nas eleições conhecidas como las PASO 2019. PASO 2019, o que são? São as Primárias, Abiertas, Simultáneas y Obligatorias.
Elas acontecem no dia 11 de agosto e representam um “passo” prévio às eleições gerais. São eleições primárias, realizadas nas províncias e na nação.
Tratam-se de oportunidades para cada partido levar a efeito a escolha dos candidatos a candidatos definitivos – presidente, deputados, senadores, chefe de Governo e governadores – para as eleições gerais que virão depois.
…
A par das eleições primárias presidenciais, há também primárias para governador e vice-governador na província de Buenos Aires na mesma oportunidades. A chapa Juntos por el Cambio do presidente Mauricio Macri terá as candidaturas de Maria Eugenida Vidal e Daniel Salvador e a chapa Frente de Todos de Alberto Fernández terá as candidaturas de Axel Kicillof e Verónica Magario.
…
Finalmente, cabe o registro que outras oito chapas disputam com Macri e Fernandez as eleições primárias presidenciais. São elas, Consenso Federal, cujo candidato é o ex-Ministro de Economia Roberto Lavagna, FIT, Nuevo Mas, Frente Nos, Frente Despertar, Frente Patriota, PAN e Movimiento de Acción Vecinal.
FOTO ABAIXO: Desenho elabora pelo Angelo em programa de televisão que eu participei em 1999