Porto Alegre, 06 de agosto de 2019

Horário oficial do beco da Rua General João Manoel, 12h10, 0620graus, sem chuva 

Há eleições primárias na Argentina no próximo domingo, dia 11 do corrente mês.  Elas são identificadas pela sigla PASO que significam Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias.  Eu tenho escrito sobre a matéria com alguma frequência.

Os dois principais candidatos são Maurício Macri, que pretende chegar a reeleição nas eleições de 27 de outubro, e Alberto Fernández que tem Cristina Kirchner como sua candidata a vice-presidente. 

A polarização entre os nomes de Mauricio e Cristina se mantém independentemente do evento.   Cristina convive com pressão decorrente das audiências onde a ex-presidente estaria respondendo por suspeitas de corrupção por favorecimento de obra pública em Santa Cruz (Clarin 05.08.2019). 

Maurício está com a gestão vinculada ao FMI, decorrente de acordo de standby firmado em 20 de junho de 2018 e que foi submetido a sua quarta revisão em 12 de julho do corrente ano e que implicou liberação de US$ 44,1 bilhões ao governo argentino ao longo desse período (Comunicado de Prensa do FMI N 19/268).

Com esse pano de fundo, o pleito acontecerá no próximo fim de semana.  As preferências do eleitores?  No final de julho, a CNN RÁDIO Argentina publicou em seu site que há duas semanas das eleições, uma pesquisa evidenciou que Macri reduziu a distância para Alberto de 7 a 8 pontos para 3 a 4 pontos.  (  https://cnnespanol.cnn.com/radio/2019/07/29/a-menos-de-dos-semanas-de-las-paso-macri-se-acerca-a-alberto-fernandez/  ).

Estou monitorando a divulgação das diversas fontes que tratam das eleições primárias PASO a fim de atualizar o leitor do blog de tudo que vem acontecendo na política argentina recente.

FOTO ABAIXO: Descendo a avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre, julho de 2019

ARGENTINA, instabilidade sempre, post 06, em 06.08.2019, o contexto em torno das primárias PASO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *