Porto Alegre, 03 de novembro de 2019

Horário oficial do beco da Rua João Manoel, 18h10, 21 graus,

Hoje, o Grêmio conviveu com uma festa de gala na Arena.  Eu creio que por mais que o torcedor fosse otimista, ele não imaginaria em vencer um Grenal da forma como aconteceu nessa tarde.

Acredito que o afastamento de Odair Hellmann foi o principal fator que explica o resultado obtido pelo tricolor.  Odair no banco seria um sinal de dureza no embate, mas foi a torcida insatisfeita do colorado que endossou o afastamento do técnico.   Em posts anteriores eu já tratei dessa matéria.  O plantel do Internacional tem alguns jogadores que não são mais jovens e isso faz a diferença. 

Um segundo motivo da vitória ter sido facilitada foi a ausência de D ‘Alessandro no primeiro tempo.  Ninguém consegue marcar o D’Ale, ele está sempre em espaço vazio e coloca a bola onde quiser.  Também eu o incluo nos jogadores veteranos, mas o caso dele é uma exceção à regra porque o Inter não tem ninguém que jogue tanto.  Em Grenal ele sempre fez a diferença.  Ontem, ele jogou o segundo tempo com o colorados com um jogador a menos.  Isso fez toda a diferença.   

Um terceiro motivo que justifica o placar final tem a ver com a falta cometida por Lomba.  Eu jamais imaginei que ele procederia daquela forma pois sempre mostrou muito equilíbrio.   Um quarto motivo da vitória gremista decorreu do desempenho do Edenilson.  Ele não tem praticado um futebol semelhante ao que mostrava antes da contusão.   Nonato fez muita falta.  Guerrero, Nico Lopes, Patrick e Solbis já passaram do ponto.  Acho que a zaga colorada jogou muita bola e Lindoso ficou um pouco só para correr atrás do meio campo do Grêmio.

O Grêmio fez uma partida maravilhosa.  Jogou demais.  Fez o torcedor esquecer a derrota para o Flamengo.  Na verdade, foi a terceira vitória consecutiva que colocou a equipe no quinto lugar da tabela.  É preciso aproveitar o bom desempenho e buscar o São Paulo o mais breve possível.  É difícil começar a competir no Brasileirão A já no final do campeonato.

A equipe não deu a menor chance para o azar nesse Grenal.    Lutou muito, lutou sempre.  Eu acredito que o time se superou fisicamente porque nunca parou de atacar.  O Grêmio precisa treinar um antídoto para o sistema defensivo para evitar que aconteça de novo o desempenho frente ao Flamengo. 

É uma pena que o Pepê entre, muitas vezes, no final do jogo.  Ele joga muito, corre bastante e possui um chute forte e no gol.  Ontem ele não repetiu o desempenho de jogos anteriores, mas eu sinto que o adversário teme tanto o Pepê como o Everton. 

Acho que o maior desafio tricolor é encontrar uma solução para o estado físico do Maicon e o estado técnico do Michel!

Penso que Tardelli foi o melhor jogador do Grenal.   É preciso insistir com o Luan.  O Jean Pyerre, o Matheus e o Patrick são craques para o Exterior.  O Luciano está começando a mostrar porque foi contratado.  Alisson, Cortez, Thaciano e Rômulo estão muito bem.  Acredito que o David Braz está à altura do Geromel e do Kannemann.   Eu vi o VIco jogar duas partidas e mostrou excelente desempenho.

Do lado do Grêmio eu acredito que a direção precisa definir a situação de alguns jogadores, dentre eles, a lateral direita e André porque a torcida parece ter perdido a paciência com o centroavante. 

Em 2020 o Grêmio não pode chegar em momentos importantes da competição e estar com metade do time no Departamento Médico.  À essa altura do campeonato eu acredito que o time vai para uma nova Libertadores.  A direção precisa promover atletas das categorias inferiores ou contatar alguns valores para tornar a equipe mais robusta.   Há sempre necessidade de mais atletas de maior qualidade. 

Eu creio que o Grêmio precisa preparar um substituto para o Renato.  Ele já está a três anos no cargo, mas em algum momento ele será deslocado para a seleção brasileira ou para algum clube importante do Exterior.  Eu penso que o Renato é consenso nacional. É impossível retê-lo se, por exemplo, vier algum convite da Premier League ou da Liga da Alemanha.  Quem sabe o Maicon ou Leo pudessem ficar no departamento depois de aposentados, seja como diretor ou em alguma função não distante do Renato.

Eu penso que o Grêmio deveria formalizar algum acordo com algum grande clube das economias avançadas para interagir na formação de atletas, em avanços tecnológicos e em gestão administrativa.  Por aqui, no Brasil, eu acho que o clube chegou num patamar que parece estar pedindo passagem para voos mais elevados.

Dentro do possível, eu penso que o clube poderia pensar em dar alguma formação educativa, educação formal, para os seus jovens atletas.  A formação esportiva está nota 10.  Quem sabe algum treinamento, alguma extensão em política e economia internacional. Esses que estão aí devem seguir para o Exterior, eu não tenho dúvida porque futebol eles tem.  Quem sabe prepará-los para o que há de vir.

Boa noite leitor do blog!    

FOTO ABAIXO:  Esquina Democrática em dia de novas manifestações, Porto Alegre, outubro de 2019

ESPORTES, ao vivo, post 09, 03.11.2019, domingo de GRENAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *