Porto Alegre, 06 de novembro de 2019

Horário oficial do beco da Rua João Manoel, 06h10, 16 graus, promete muito calor para essa quarta-feira

Na noite passada, Rodrigo Maia, o presidente da Câmara, foi entrevistado pelos jornalistas do canal Globo News, no programa Jornal das Dez.   

Eu gravei a matéria que começou no horário de 22h00 porque, antecipadamente, eu imaginava que Maia iria repetir o seu desempenho político-administrativo no caso do pacote do Paulo Guedes da mesma forma como levou adiante a reforma da previdência na Câmara.

Aprendi da experiência anterior que o Brasil vive, agora, um momento diferente e sem precedentes.  Atualmente o Poder Executivo apresenta medidas econômicas e, inclusive para minha surpresa, o Congresso é quem as desidrata e as torna tolerável. 

Eu creio que a mudança que aconteceu no perfil dos políticos presentes na Câmara, permitirá que o processo decisório não trave no âmbito político, no stop and go tradicional. 

Eu acredito que até deveria ser assim, mas até recentemente era o Poder Executivo quem manobrava todo o processo decisório    Na  minha percepção, Maia e Alcolumbre, foram os responsáveis últimos que viabilizaram a Nova Previdência, da forma como foi desidratada, concluída e aprovada.

Mais adiante vou preparar um post sobre o que depreendi da entrevista de Maia.  Ele tem uma memória apreciável, conhece o métier como poucos e consegue transmitir o que pretende realizar no médio prazo.   

Antes, porém, preciso apresentar a minha apreciação de mais esse pacote de Paulo Guedes porque ele, finalmente, chegou ao marco zero da sua gestão. 

Depois de onze meses no cargo, Guedes mostrou a que veio.  Pelas manchetes do que assisti na mídia será preciso retirar o pacote da Torre de Babel e ver o que ele realmente pretende, ou pode, até eventualmente, alcançar. 

Sugiro, ao leitor, que procure assistir a entrevista de Rodrigo Maia da noite passada porque, certamente, ou melhor, provavelmente, você terá uma versão do alcance e das limitações do pacote do ministro Paulo Guedes.   

Bom dia leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Largo Glênio Peres, começando o dia no Mercado Público de Porto Alegre, novembro de 2019

ENTREVISTAS ao vivo, post 23, 06.11.2019, Rodrigo Maia no canal Globo News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *