Porto Alegre, 31 de julho 2020

Horário oficial do beco da Rua General João Manoel, 18h10, 18 graus C, 33 % de umidade 

Aposentei-me na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997.   Após 52 anos em exercício docente (1967-2019) chegou a hora de ficar em casa.   Nessa seção de MICRO CURSOS eu estou postando informações diárias que eu utilizaria se eu ainda fosse professor de Cenários Econômicos.

01.11.04 CHINA, Conjuntura recente   

(01 Internacional, 11 China, 04 número de ordem do post)blog

Hoje é dia de realizar uma recorrida mais detalhada sobre a mídia da China, tarefa que realizo, sistematicamente, há alguns anos.  Antes, porém, verifico como fecharam as bolsas da Ásia tendo em vista que há uma diferença de 11 horas no fuso horário aqui do meu beco, em Porto Alegre, com a hora de Beijing.

Nessa oportunidade, eu comecei por verificar o comportamento das bolsas na Ásia e, em particular, na China.  A falta de sincronia entre bolsas e a economia real em âmbito global me levou a buscar informações sobre indicadores de desempenho recente da economia chinesa.   Eu encerrei o post com alguns tópicos que foram manchete, hoje, na terra de Xi Jinping.    

Houve quedas nas bolsas da Ásia.  O índice Nikkei 225 do Japão fechou em 21.710 pontos com queda de -2,10%, o All Ordinaires da Austrália encerrou em 6.058,30 pontos com um recuo de -1,93% e o Hang Seng de Hong Kong concluiu o pregão em 24.595,35 pontos, correspondendo a uma queda de 0,46%.

A exceção no continente, dentre os índices de maior importância,  aconteceu com o Shangai Composite da China que fechou a sexta-feira em 3.310,01 pontos, com valorização de 0,71%.    Nos últimos 30 dias o índice de Shangai registrou valorização de 10,90% enquanto que nos últimos 12 meses o incremento foi de 12,87 %.  

Internamente, as autoridades tem procurado promover o consumo para compensar a queda na demanda em função da crise da pandemia.   A decisão repercutiu na bolsa nessa sexta-feira com variações positivas nos índices que representam todas as ações e aqueles que representam as 300 principais ações das bolsas de Xangai e Shenzhen.    

O SSE Composite Index, que representa todas as ações em Xangai, registrou variação positiva de 0,29% na sexta-feira e de 1,8% na semana, enquanto que o CSI 300, que representa as 300 principais ações negociadas nas bolsa de Xangai e Shenzhen, obteve valorização de 0,45% no dia de hoje e de 2,1% na semana.

Hoje, o Birô de Estatísticas Nacionais da China, divulgou o valor do Purchasing Managers’ Index , o PMI na sigla em inglês do Índice de gerente de Compras dos setores manufatureiro e não manufatureiro, para o mês de julho corrente.

Quando o PMI está acima de 50 pontos implica economia em expansão; abaixo, contração.   Os dois índices encontram-se, atualmente, acima de 50 pontos, ou seja, representam que a economia local se mantém em expansão em meio à recessão mundial.  

O PMI do setor manufatureiro avançou de 50,9 em junho, para 51,1 , em julho.    O PMI do setor não manufatureiro recuou de 54,4 em junho para 54,2 em julho.   Em ambos os casos a variação foi de apenas 0,2, contudo os dois índices se mantém acima de 50.  Um bom sinal para as autoridades locais. 

… 

Com relação ao setor de Serviços, os sub índices estão em níveis mais elevados.  O sub índice para atividades de negócios se manteve em 53,1 enquanto o sub índice de expectativas de negócios avançaram de 59,0 em junho para 61,4 em julho.

No campo da tecnologia eu encontrei muitas referencias ao bem sucedido lançamento do projeto de  exploração espacial Tianwen 1.   Eu me deparei com um ambiente de certa euforia pelo sucesso alcançado até aqui pela missão de levar a sonda à órbita do planeta marte no prazo de sete meses. 

No plano político a mídia tem focado nas últimas polêmicas em torno de posições divergentes de norte-americanos e chineses.  Depois da guerra comercial, da corrida espacial, do embate em torno da tecnologia 5G, agora sãos o consulados fechados em Houston e Chengdu.   As críticas locais são dirigidas ao Secretário de Estado Mark Pompeo pelas críticas à China que ele tem divulgado internacionalmente. 

Por fim foram matérias dessa sexta-feira, temas relacionados à defesa da Hawei e à necessidade de resistir a discriminação científica, a retomada do turismo no país, a possibilidade  dos americanos migrarem das exigências de mudanças internas na China para à participação em negociações com muito diálogo entre as partes.

,,,

Do coronavírus, eu soube de uma pesquisa que foi realizada no país e que se concluiu que o risco de contágio da doença é de 10% quando se permanece ao lado de uma pessoa infectada, por três horas, em uma viagem de trem.

É isso aí.  Boa noite, leitor do blog!

Micro cursos, Internacional, post 01.11.04, 31.07.2020, se eu ainda estivesse em sala de aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »