Docente aposentado (1997) da UFRGS, 76 anos, professor de Cenários Econômicos.
Porto Alegre, 30.10.2020, 18:10, 16 graus C, 45% de umidade
Post 01.09.32
01. Internacional, 09 Estados Unidos, 32 número de ordem do post
O eleitorado norte-mericano está dividido da seguinte forma: 67% são brancos, 13% são hispanos, 12% são afrodescendentes e 5% são asiáticos. Então, nesse contexto, a maior das minorias nos Estados Unidos é a hispânica.
…
Houve uma época em que a presença latina era muito pequena. Com o passar dos anos, a representatividade alcançou o patamar de 5% dos eleitores, depois subiu até 12,% e hoje, no patamar de 13% já abrange um eleitorado de 32 milhões de pessoas.
…
Joe Biden deve estar com as barbas de molho com relação ao votos dos latinos no pleito da terça-feira. Ele não tem o apoio dos homens nos mesmos níveis alcançados por Hillary no pleito anterior. É o que eu leio nos jornais norte-americanos.
…
Em estados importantes na decisão das eleições, como são os casos do Arizona, Florida, cenário de vitórias republicanas, Filadélfia, Nevada e Texas, há uma grande expectativa com relação aos votos dos latino-americanos. Trump acusa Biden de socialista radical; o candidato democrata, nega que seja socialista.
…
No momento em que escrevo esse post, eu tomo conhecimento que tanto o presidente Donald Trump como a candidata democrata à vice presidência Kamara Harris estiveram no Arizona. No pleito de 2016, Trump obteve 49,0% dos votos do colegiado local contra 45,5% destinados a Hillary Clinton. Outros candidatos obtiveram os votos que complementam o total para aquele Estado. Destaque para o condado de Maricopa na renhida disputa entre os candidatos.
…
O quadro político na Flórida, por exemplo, já está definido para os hispânicos. As pesquisas mostram que apenas 1,0% dos eleitores permanece indeciso às vésperas das eleições. As pesquisas mostram, também, que 29% votarão em Biden e 27% em Trump.
…
Quinta-feira, Trump e Biden estiveram no corpo a corpo, na Flórida. Trump diz que Biden tem acordo com os cubanos; Biden procura obter apoio porto-riquenho prega uma política inédita para Cuba. Sexta-feira, um potente helicóptero era mostrado sobrevoando e fazendo campanha eleitoral na região de The Villages, na Flórida,
…
Eu assisti na televisão uma entrevista com defensores ferrenhos dos dois candidatos. Na oportunidade, o ancora do programa, um professor de direito da Universidade local, indagou aos entrevistados se a democracia estava em perigo nos Estados Unidos? As respostas, dependendo do lado que representavam, sinalizavam que os EUA iriam para o comunismo ou para o neofascismo.
…
Os norte-americanos começam a conviver com as estações frias. Eu tenho citado Anthony Fauci, o epidemeologista famoso que assessora a Casa Branca e que vive às turras com Donald Trump e ele alertou que covid19 seria um problema no inverno e que a economia normalizaria em meados do próximo ano.
…
Os números da retomada americana foram divulgadas no dia de ontem. O PIB cresceu 33,1% no terceiro trimestre, um desempenho que seria bem-vindo se o covid 19 não contabilizasse nove milhões de infectados e duzentos e trinta mil óbitos.
…
E, pior, a tendência é do avanço da pandemia em ritmo crescente. Se o leitor acessar o site da Johns Hopkins University ele pode constatar in loco que o gráfico das infecções está definindo a presença de uma terceira onda dos infectados nos EUA. E esse cenário não é nada promissor para a recuperação econômica nos níveis esperados em prazo factível.
…
Em Michigan, nas eleições de 2016, Trump venceu Hillary com 47,6,% das preferência contra 47,4% destinadas ao presidente. Eu vejo no site da CNN que Barack Obama virá encontrar Joe Biden nesse sábado para fazer campanha no Estado.
…
A CNN apresentou algumas manchetes de jornais e resultados de pesquisas sobre temas específicos para Michigan e Wisconsin. No que diz respeito à gestão da crise sanitária, em Michigan Donald Trump recebeu aprovação de 42% dos pesquisados contra 55% que reprovaram o seu procedimento. Em Wisconsin, a situação foi ainda pior para o Presidente, pois ele obteve 39% de aprovação contra 59% de rejeição.
…
Em suma, no conjunto dos estados decisivos, Trump venceu em Arizona, Carolina do Norte, Flórida, Georgia, Iowa, Ohio, Pensilvânia, Michigan, Texas, Wisconsin, e Hillary superou o adversário em Minnesota e Nevada. Como o leitor pode perceber são muitos estados em que os dois candidatos vão concentrar esforços nessas últimas horas que antecipam o pleito.
…
Bem é isso aí. Os dois candidatos buscam desesperadamente obter os 270 votos no colegiado de 538 votantes. O fim de semana recém vai começar, mas os candidatos e os seus cabos eleitorais terão momentos intensos de trabalho e de deslocamento pelo país. Vou estar atento a tudo e a todos. Qualquer tema que me chame a atenção eu informo o leitor do blog.
…
Boa noite!