Docente aposentado, 76 anos, da UFRGS (1997), disciplina Cenários Econômicos, e economista da FEE (2012) durante 40 anos
Porto Alegre, 03.01.2021, 12:10, 28 graus C, 56 % de umidade
Post 01.11.11
01 Internacional 11 China 11 número de ordem do post
…
Eu abro a edição de hoje do People’s Daily e percebo o estado do atrito entre os governo de Beijing e de Washington. Problemas de um lado; limitações, de outro. É fundamental que haja um principio de acordo entre as partes porque o mundo precisa encontrar uma saída adequada da recessão global.
…
A retirada do trio – China Telecom, China Mobile e China Unicom – da New York Stock Exchange (NYSE) deixou impactada as autoridades chinesas que argumentaram que uma decisão dessa natureza deve estar atrelada à lógica do mercado, jamais a razões de segurança nacional.
…
A decisão unilateral, na visão das autoridades chinesas, afetará os interesses de investidores de todo o mundo trazendo a convicção que haverá redução de confiança no mercado de capitais norte-americanos.
…
Os chineses tornam-se fulos com os norte-americanos porque recorrem à segurança nacional para classificar empreendimentos como empresas militares chinesas comunistas.
…
Fecho o jornal chinês e abro a edição de hoje do New York Times. Nele eu encontro uma manchete que capta a percepção norte-americana sobre o comportamento recente de Xi Jinping.
…
O que diz a manchete do jornal? With Concessions and Deals, China’s Leader Tries to Box Out Biden. Ou seja, “Com concessões e acordos, o líder da China tenta encaixotar Biden”.
…
De concreto, Xi aproveitou o interregno entre a saída de Trump e a chegada de Biden e firmou acordos com parceiros importantes na Ásia e, agora, no Velho Continente.
…
Dá forma como está a situação a ação unilateral americana contra as empresas chinesas na bolsa ficarão mais do que compensadas pelas parcerias entre Beijing, Bruxelas e as principais autoridades asiáticas.
…
Boa tarde, leitor do blog!
FOTO ABAIXO: IGREJA DA NOSSA SENHORA DAS DORES
A igreja de Nossa Senhora das Dores é a mais antiga igreja de Porto Alegre. Ela está localizada na rua dos Andradas número 587, fica bem próxima da minha residência, mas eu nunca a tinha visitado.
Eu sabia da sua história, mas por uma razão, ou outra, eu deixei de conhecê-la nesses tantos anos residindo na capital gaúcha.
Quando da estada do meu filho mais velho em Porto Alegre eu fui até o local para conhecê-lo e aproveitei para bater algumas fotografias.
Havia alguns fieis acompanhando uma missa. O interior do templo contém talha dourada e estátuas, ambas, em estilo barroco. O prédio é hoje tombado em âmbito nacional.
A pedra fundamental foi lançada em 1807, mas as obras foram realizadas até 1904. Há uma lenda que explica essa demora. Ela é fruto de uma maldição decorrente de um escravo condenado a força por ter sido acusado de pegar um colar de Nossa Senhora.