Docente aposentado, 76 anos, da UFRGS (1997), disciplina Cenários Econômicos, e economista da FEE (2012) durante 40 anos 

Porto Alegre, 04.01.2021, 12:10, 29 graus C, 42 % de umidade 

Post 01.01.26

01 Internacional 01 Conjuntura global 26 número de ordem do post

Esse quarto dia do ano mostrou-se um tanto inusitado.  Depois de um avanço de 2,8% (2019), a economia global entrou em recessão, oportunidade em queda do PIB deve ter alcançado a taxa de -4,4% (2020). 

Para o corrente ano, a expectativa é que o Produto Mundial avance 5,2% (2021).  Nesse cenário, para que se confirme esse crescimento, é preciso que haja incrementos do PIB, dentre outras economias,  de 3,1% nos Estados Unidos, 5,2% na Área do Euro, 2,3% no Japão e 8,2% na China. 

Confirmar-se-á o incremento de 5,2% no PIB mundial nesse ano que está iniciando?  Confirmar-se ao os demais crescimentos nacionais e em bloco em 2021?  Vou fazer um apanhado do que está acontecendo hoje em alguns cantos do mundo e que podem repercutir, logo, à frente. 

Começo pela tensão presente, mais uma vez, no Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.  Em decorrência de sanções dos EUA, foram congelados os fundos iranianos na Coreia e hoje veio a reação. 

..

A tensão se consolidou, abruptamente, em cima de um navio químico de origem sul coreana. Hoje, as forças do governo de Teraã detiveram o navio Hankuk Chemi que seguia para Fujairah.  Certamente que haverá muita instabilidade na região a partir do ocorrido.

Ainda em Teerã, contrariando o que havia sido negociado em 2016 – congelamento do programa nuclear iraniano em troca da redução de sanções internacionais – o governo comunicou à AIEA que voltou a enriquecer urânio a 20%.   

Isso aconteceu na Fordow Fuel Enrichment Plant, a planta nuclear de Fordow, localizada nas proximidades da cidade de Qom.  A pergunta que se coloca nesse momento é de quanto tempo o governo de Teraã precisa para chegar a produção de uma bomba nuclear? 

No Reino Unido, o primeiro ministro Boris Johnson foi radical na polêmica saúde versus emprego.  Ele determinou o confinamento total.  Era um defensor do negacionismo pois estava alinhado às posições de Donald Trump. 

O leitor deve lembrar que Johnson minimizou o coronavírus nos primeiros dias da crise sanitária, mas foi infectado, permaneceu algum tempo hospitalizado e mudou totalmente de opinião e de comportamento frente à pandemia desde então.

Nos Estados Unidos o presidente Trump prossegue em seu embate para conter a vitória de Jim Biden.  Primeiro houve a divulgação do áudio em que o presidente pressionou Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia, para que fossem recontados os votos do pleito recente.

Na oportunidade, Trump buscava votos adicionais para reverter o resultados das últimas eleições na Geórgia, ocasião em que Biden saiu vitorioso por uma diferença de 11.779 votos.   

Agora, a pressão de Trump se voltou contra o vice presidente Mike Pence  para que ele não proclame a vitória de Biden no Congresso.    As informações recentes dão conta que Pence não concorda em mudar o resultado das eleições em Capitol Hill.

No Reino Unido, o BREXIT, concluído de afogadilho durante as festas de fim de ano de 2020, começou a apresentar a conta às autoridades locais a partir do dia primeiro de janeiro de 2021.  

Tudo aconteceu porque o governo de Boris Johnson optou também por dar as costas à união aduaneira.  A Coca Cola European Partners trocou Londres pelos Países Baixos e a empresa de mineração Berkeley Energy migrou da Inglaterra para a Espanha.

Nesse post eu procurei reunir alguns fatos ocorridos nesse fim de semana, mas que repercutirão, certamente, na recuperação da economia mundial.   Porque eu penso assim?

Simplesmente porque a incerteza encontra-se no topo da história recente da economia mundial.  O World Pandemics Uncertainty Index (WPUI) foi às nuvens desde que houve a eclosão da pandemia em 2020. 

O WPUI é um índice que é calculado a partir do número de vezes que uma palavra em 100 mil palavras, em um país específico, recorre ao uso do termo incerteza próximo a uma palavra ligada à pandemia. 

Quanto maior o valor do WPUI, maior a incerteza.  Quando da gripe aviária o (2003-09) índice esteve muito próximo de zero.  No ebola (2014-16) o índice esteve próximo de 0,5.   Durante a SARS (2002-03) o WPUI superou o valor 4.   

Agora com a pandemia da covid19, no primeiro trimestre de 2020, o WPUI ficou próximo do valor 14.  Foi o valor recorde alcançado desde a sua criação.

É isso aí.  Foi o que aconteceu de mais importante nessa segunda-feira na conjuntura econômica internacional.

Boa tarde, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  SHOPPING TOTAL

As duas fotos abaixo eu bati nos primeiros dias da pandemia.  Naqueles dias, recorria-se à palavra epidemia para identificar o que estava acontecendo no Brasil em termos de crise sanitária.

O prédio, localizado na Avenida Cristóvão Colombo 545,  foi conhecido como Cervejaria Bopp, depois Cervejaria Continental e, finalmente Cervejaria Brahma a partir de 1946.  

Eu lembro de ter realizado um seminário sobre Cenários Econômicos nesse local, quando eu ainda era professor do Pós Graduação em Administração da UFRGS.   

Encerrado o evento, eu fui convidado com todo o grupo para visitar as instalações da cervejaria.  Fiquei muito bem impressionado com tudo o que vi naquela oportunidade.   

Mais recentemente, quando visitei o local para fotografar, eu verifiquei que havia carros no hall de entrada, mas havia pouquíssimos clientes se deslocando pelo shopping.

A segunda foto evidencia o contraste entre as mesas totalmente ocupadas de 2019 com a imagem vazia de 2020. 

COMPLICA-SE O CENÁRIO ECONÔMICO GLOBAL NESSES PRIMEIROS DIAS DE 2021

Deixe uma resposta