Docente aposentado, 76 anos, da UFRGS (1967-1997), disciplina Cenários Econômicos, e economista da FEE durante 40 anos (1973-2012)  

Porto Alegre, 25.01.2021, 18:10, 29 graus C, 39 % de umidade

Post 01.09.42

01 Internacional, 09 Economia Global 42 número de ordem do post.

Depois de uma ano de recessão, a economia dos Estados Unidos deve se recuperar em 2021.   O World Economic Outlook (WEO), o Panorama Econômico Mundial em sua edição de outubro do ano passado, divulgou o desempenho da economia norte-americana registrando incrementos do PIB em taxas de 2,2% (2019), -4,3% (2020) e 3,1% (2021).

Amanhã, no horário de 08:00 do Leste norte-americano, o FMI irá divulgar uma atualização do Panorama Econômico Mundial, oportunidade em que haverá uma entrevista coletiva de imprensa com a participação de Gita Gopinath,  Economic Counselor and Director of the Research Department, Petya Koeva Brooks, Deputy Director of the Research Department, e Malhar Nabar, Division Chief of the Research Department.

O FMI divulga uma nova versão do WEO em abril e em outubro, e no interregno ele faz uma atualização dos números da publicação original.  Amanhã será possível conhecer novos dados sobre o PIB que serão muito importantes para fins de análises e de decisões de governos e de empresas em âmbito mundial.

Independentemente das projeções que vierem ao conhecimento do público nessa segunda-feira, o National Bureau of Economic Bureau (NBER) divulgou o comportamento do PIB para o terceiro trimestre de 2020.   A instituição divulga esse dado sistematicamente e, posteriormente, realiza três atualizações consecutivas.  O número de hoje é a terceira atualização do PIB trimestral.

Então, de acordo com a terceira estimativa das National Income and Product Accounts (NIPAs), as Contas Nacionais de Produto e Renda, o Produto Interno Bruto (PIB) real avançou a uma taxa anual de 33,4% no terceiro trimestre de 2020. 

Essa revisão implicou aumento de 0,3% na comparação da terceira estimativa com a segunda estimativa realizada em dezembro passado. 

Esse aumento de 33,4% foi uma decorrência dos incrementos dos gastos do consumidor, dos investimentos em estoque, das exportações, do investimento fixo não residencial e do investimento fixo residencial, que compensaram, em parte, as reduções nos gastos do governo federal e dos governos estaduais e locais, e, ainda das importações.

Para encerrar, cabe a informação que no trimestre anterior, o segundo trimestre de 2020, o PIB real havia diminuído 31,4%.      Então, o que há de novo sobre o desempenho da economia norte-americana nessa segunda-feira, após a terceira revisão dos números é que depois do PIB do segundo trimestre haver registrado queda de 31,4% em taxa anualizada, houve um incremento de 33,4% no terceiro trimestre em taxa anualizada. 

Boa tarde, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  ESQUINA DEMOCRÁTICA EM NOITE DE FESTA

A Esquina Democrática é uma referência para a política gaúcha.  Eu penso que é o nosso maior marco histórico.  Ela fica localizada nas esquinas da Avenida Borges de Medeiros com a Rua dos Andradas, a Rua da Praia (que não tem praia).

Sempre que eu vinha a Porto Alegre, antes de me mudar para cá, eu sempre realizava as refeições em um restaurante que havia na descida da Borges, numa espécie de galeria, distante uns dez metros da Esquina Democrática. 

 Desde que eu passei a residir na Capital Gaúcha, eu percebi que qualquer acontecimento importante, ocorria aqui.  Então, toda vinda da rua que eu resido ao Centro, eu realizava, e realizo o percurso via Rua da Praia.  Chegando à Esquina Democrática eu sentia que cheguei ao coração da metrópole. 

Na minha atividade de fotógrafo amador eu tenho uma imensa coleção de fotos batidas nessa esquina.  De grandes concentrações políticas, de discursos de celebridades, até o dia a dia da turma da música e do lazer.

A foto acima eu a produzi numa tardinha do último verão antes da pandemia.  A música tocava e os que são aptos à dança já começaram a sacolejar.   Muitas vezes, a pessoa fotografada faz pose; outras vezes, eu percebo que não há boa vontade para a imagem e eu não a realizo.  Normalmente eu procuro fotografar uma visão geral de qualquer ambiente.

Tomara que a vacina altere o quadro de confinamento que eu me mantenho e eu possa voltar às ruas, passear pela Esquina Democrática e fotografar  o que me parecer oportuno. 

A DIVULGAÇÃO DE NÚMEROS ATUALIZADOS SOBRE O COMPORTAMENTO DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA

Deixe uma resposta