Docente aposentado (1997) da UFRGS, 76 anos, professor de Cenários Econômicos.
Porto Alegre, 13.02.2021, 12:10, 29 graus C, 59 % de umidade
Post 01.03.29
01 Internacional 03 União Europeia 29 número de ordem do post
Eu escrevo sobre a economia europeia há décadas. Na minha videoteca eu mantenho mais de quatro décadas de imagens e houve um tempo em que o foco das minhas gravações estava centrado no fim da União Soviética e a Unificação da Alemanha.
…
De lá para cá eu concentrei os meus interesses no Parlamento Europeu, com sede em Bruxelas, na Comissão Europeia, com serviços em Bruxelas e Luxemburgo e com representação por todo o bloco, do Tribunal de Justiça da União Europeia com sede em Luxemburgo, no Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros (ECOFIN) com sede em Estrasburgo e no Banco Central Europeu com sede em Frankfurt am Main.
….
Tendo em vista que são quatro imensas instituições e vinte e sete países membros na União Europeia (UE), o leitor pode imaginar quanta informação é produzida no bloco ao longo de um ano. A fim de simplificar o trabalho no meu blog eu decidi em algum momento do tempo que todas as matérias originadas na quatro instituições e nos 27 países ficariam agrupadas no título União Europeia
…
Pois nesse sábado entre os muitos, os muitos assuntos importantes circulando no bloco, eu foco na escolha de Mario Draghi como Primeiro Ministro da Itália, ele que até recentemente exerceu o cargo de presidente do Banco Central Europeu com sede em Frankfurt.
…
E assim, atento aos fatos em curso em Roma eu pretendo fazer apenas duas observações sobre os acontecimentos da Itália. A primeira, quem é Mario Draghi; a segunda, o tamanho do seu desafio.
…
Mario Draghi, 73 anos, também virginiano de 03 de setembro de 1947, obteve o seu título de graduação na La Sapienza, a Universidade de Roma, e doutorado em Economia (1976) no MIT, nos Estados Unidos. Eu imagino o trabalho que ele deve teve para ter como adviser, os professores Franco Modigliani e Roberto Solow, ambos prêmios Nobel de Economia.
…
Posteriormente, ele exerceu, simultaneamente, as carreiras docente e de executivo. Ele foi professor (1981-91) em Florença e diretor Executivo (1984-90) do Banco Mundial. Então, até 1990, Draghi já acumulava formação numa das melhores instituições acadêmicas dos Estados Unidos, a experiência de professor na Itália e, quem sabe, o ponto mais alto do seu currículo, que foi assumir a gestão do World Bank.
…
Só depois dessa “fase inicial” da sua carreira que eu lembro de ter começado a gravar imagens do economista para a minha videoteca. Veja, o leitor, que eu gravei 2.300 horas em fitas de videocassete durante alguns anos e, depois, com a chegadas dos DVDs eu migrei da fita para o novo recurso tecnológico disponível. E assim, eu cheguei às 65 mil horas de gravações. Faço o quê com tantas imagens?
…
Bem, Draghi esteve como diretor geral (1991-2001) do Tesouro da Itália, tendo sido co-responsável pela lei de regulação dos mercados financeiros locais. Some-se a isso a participação em todas as instituições, sejam bancos, sejam empresas, voltadas ao desenvolvimento da Itália.
…
E assim ele foi guindado a diretor executivo (2002-05) do Goldman Sachs. Paralelamente tornou-se executivo na Princeton University, no Brookins Instituion e na escola de governo de Harvard. Impressionante a experiência acumulada por Mario Dragi antes de assumir a presidência do Banco Central Europeu.
…
Nos meus trabalhos da videoteca eu sempre procurei acompanhar os fatos mais importantes em âmbito global. Nesse contexto a experiência me mostrou que havia alguns economistas que eu deveria estar atento a todos os seus pronunciamentos. Dentre eles os prêmios Nobel de Economia, e alguns, outros, também economistas, brasileiros ou não, em que eu aprendia demais ouvindo, sempre que possível, as suas posições. Mario Draghi está nesse grupo há uns dez anos.
…
Mario Draghi, finalmente, exerceu a presidência do Banco Central Europeu entre 2011 e 2019. Foi um executivo integrado à política europeia, com um destaque, ou seria uma exceção, quando se posicionou sobre o helicopter money. A expressão dinheiro de helicóptero foi cunhada por Milton Friedman.
…
Ela foi revitalizada no início desse século por alguns economistas, inclusive Ben Bernanke, ex-chairman do FED, e ela associa a política monetária como forma de evitar a deflação.
…
Ela se diferencia da Quantitative Easing (QE), o afrouxamento monetário, assunto muito frequente no meu blog, porque nessa os Bacens criam reservas comprando ativos financeiros e os levando a uma troca de ativos enquanto que no dinheiro de helicóptero os Bacens doam o dinheiro que foi criado, sem elevar ativos nos seus balanços.
…
Afora a sua manifestação sobre o dinheiro de helicóptero, Mario Draghi chegou ao fim da sua gestão enfrentando um dos períodos mais difíceis da economia mundial que foi aquele da retomada mundial após a Grande Recessão de 2009.
…
Agora eu migro para o segundo ponto. Eu acho que Draghi foi escolhido para resolver um problemasso! Eu não chego a afirmar que é um problema sem solução, porque, por definição eu me considero um oriundi e não gostaria de ser pessimista com relação ao futuro dos “parentes”.
…
Eu fui conhecer os “parentes” na Itália em 1969. Eu tinha um documento do meu avô nascido em Como e viajei para lá. Tomei conhecimento do Lago di Como, um dos mais profundos do Velho Continente, e fiquei maravilhado. Hospedei-me num hotel em Como e saí em busca dos Fraquelli de lá.
…
Na Argentina há um grande contingente de pessoas com o meu sobrenome. No Uruguai, há alguns poucos, mas no Brasil nunca conheci ninguém da mesma origem. Então, fui ao guia telefônico, letra F, Fraquelli, e encontrei três páginas, folha e verso, letras pequeninas, lotadas de “parentes”.
…
Escolhi um e fui. Por acaso, o tio do visitado tinha emigrado para o Brasil e tinha o nome do meu avô. Desde então passei a acompanhar a política italiana de forma diferente. Afinal, eu era um oriundi.
…
Na minha videoteca eu tenho imagens de como os italianos saíram da Italia e as condições em que eles viajavam nos navios. É quase inacreditável que eles tenham sofrido tanto. Um dia eu começava um curso no pós de Administração e eu utilizava imagens selecionadas do fim do século XIX e de 1900, 1925, 1950 e 1975 como introdução ao curso de Cenários Econômicos.
…
A minha ideia era que os meus alunos vivenciassem a realidade histórica de diversas regiões do Exterior. Quando eu projetei no telão da sala de aula as imagens da BBC mostrando os navios repletos de imigrantes, a gincana da viagem, temporais, doenças, crianças, velhos e quanta coisa mais, uma aluno passou a chorar. Depois ela explicou aos colegas que naquele momento ela entendeu o que a nonna contava sobre as dificuldades que havia enfrentado para chegar ao Brasil.
…
Isso posto, vale lembrar que Mario Draghi vai conviver com um sistema bilateral. É difícil imaginar uma articular com uma Câmara de 630 deputados e um Senado com 315 membros, agrupados em 9 partidos, quais sejam, Movimento Cinco Estrelas, Liga Norte, Partido Democrático, Força Itália, Irmãos da Itália, Artigo 1, Mais Europa, Esquerda Italiana e Federação dos Verdes. É preciso não desprezar o fato que há políticos alocados em níveis europeu, nacional, regional
…
Bem, até recentemente contavam-se 57 primeiros ministros Itália. Giuseppe Conte foi o de número 58, vinculado ao Partido Independente, empossado em 01.06.2018, sob a presidência de Sergio Mattarella, e terminou a sua gestão no dia de hoje, em 13 de fevereiro de 2021.
…
As dificuldades de alocar os recursos originados dos fundos europeus quebrou a aliança política que sustentava Giuseppe Conte e não sobrou outra alternativa ao presidente que optar por um governo de natureza evidentemente tecnocrata com Draghi à frente.
…
Mario Draghi tomou posse há algumas horas, mais precisamente, ao meio-dia no horário local. Ele será o gestor da terceira maior economia da região. Em 2020, a economia enfrentou uma recessão com o PIB evidenciando uma queda de -9,2%, um desempenho sem precedentes desde 1945.
…
A previsão do FMI é que a economia italiana avance 3,0% (2021) e 3,6% (2022). A inflação está no piso. A projeção do Fundo é de IPCA em 0,6% (2021), mas a pressão recente sobre os preços é imensa e a Taxa de Desemprego em 3,0% (2021).
,,,
A recuperação econômica nacional será o maior desafio do novo Primeiro Ministro. Ele contará com o apoio dos partidos Movimento Cinco Estrelas, Democrata, Livres e Iguais, Itália Viva, a Forza Itália e a Liga. Dentre o ministério de Mario Draghi destacam-se Daniele Franco como Ministro da Economia e Vittoriao Colao como ministro da Inovação e da Área Digital.
…
Eu acredito que a tarefa de Mario Draghi é inglória. Contudo a experiência dele no enfrentamento das adversidades regionais e global quando no cargo no BCE deve pesar para que ele consiga produzir resultados razoavelmente ajustados à conjuntura econômica italiana.
…
A partir de agora eu vou monitorar a gestão do governo Draghi, mostrando o seu alcance e as suas limitações. Eu acredito que aonde quer que Draghi tenha estado ele detinha o status de todo poderoso; dessa vez, ele muda de lado e vai conviver com uma pressão jamais vista na sua experiência recente.
…
Boa tarde, leitor do blog!
…
FOTO ABAIXO: O AQUEDUTO DE SÃO SEBASTIÃO EM COIMBRA
A foto abaixo é de 1968 eu estou na calçada Martim de Freitas e às minhas costas estão os Arcos do Jardim, forma popular de identificar o Aqueduto de São Sebastião, em Coimbra, uma obra de um quilômetro de extensão e considerado um monumento nacional desde os anos 10 do século passado.
Originalmente o local era ocupado por um aqueduto da época dos romanos, A obra do século XVI, mais precisamente de 1570, por ordem de Dom Sebastião, o aqueduto tinha até 13 metros de altura está representado por vinte e um arcos que partiam desde a altura dos morros do Castelo de Coimbra.
A ideia era levar a água até o Convento de Santa Ana. Com o passar dos anos, o aqueduto perdeu um arco para viabilizar uma obra municipal no local.
Reduzido a vinte arcos, o aqueduto prosseguiu suportado por pilares com as faces mostrando degraus que o leitor pode observar na fotografia abaixo.