Professor aposentado da UFRGS (1967-97), disciplina Cenários Econômicos, 76 anos, e economista da FEE (1973-2012)
Porto Alegre, 21.02.2021, 12:10, 31 graus C, 47 % de umidade, sem chuva e muito calor no Maracanã
Post 02.01.25
02 Brasil, 01 Conjuntura, 25 número de ordem do post
…
O Brasil voltou ao foco da mídia internacional com a decisão do Presidente Jair Bolsonaro de intervir na Petrobras. O fato aconteceu em meio a um tumulto menor que assumiu proporção maior. Um deputado federal disse impropriedades inimagináveis e foi parar na prisão. Liberdade de expressão de dizer o que disse?
…
Parece ter havia uma sincronia não programada entre as palavras do deputado federal e as ações do Presidente da República. O mal menor foi jogado para a imprensa e o mal maior caiu no colo do brasileiro. Todos se engajaram no impasse entre o STF e o deputado enquanto o Brasil deu as boas-vindas à volta da inflação.
…
Não foi por falta de alerta que o Brasil perdeu seis anos consecutivos em crise sistemática. Não houve um programa de estabilização, o presidente acreditou num posto de combustível, a valorização das bolsas internacionais empurrou os resultados locais e a polarização desviou a atenção do tamanho do furo.
…
De repente, não mais do que de repente a inflação voltou. Os caminhoneiros a antecederam. Os militares fizeram advertências. O vice presidente ocupou a única folga do mandato para uma consulta ao oftalmologista. O Centrão ocupou o seu posto em cima da hora. As lideranças no Congresso foram substituídas no momento aprazado. O Supremo estava unido atento a uma questão menor. Os ministros da ala da boiada se recolheram. Foi um cenário interessante. Todos estavam atentos em um ponto e não perceberam que o dragão estava de volta.
…
Depois do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado incremento de 4,31% (2019) o avanço do índice de preços chegou a 4,52% (2020). Nos últimos meses, o IPCA evidenciou crescimento de 0,89% (novembro) e 1,35% (dezembro).
…
Na quinta-feira a FGV divulgou dados mostrando que o incremento da inflação da gasolina deixou os analistas impactados porque mais do que duplicou no IGP-M de fevereiro, tudo porque o incremento dos combustíveis registrou incrementos de 1,67% (janeiro) e 3,65% (fevereiro).
…
As metas da inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional projetam IPCA de 3,75% (2021), 3,5% (2022) e 3,25% (2023). O IPCA do ano passado foi de 4,52%. A inflação de dezembro (1,35%) foi a maior desde fevereiro de 2003 (1,57%).
…
Vinte quatro meses sem um programa de governo, restou a Jair Bolsonaro agir sobre o termômetro. Ele sinalizou a substituição do presidente da Petrobrás. Os preços dos combustíveis assumiram um protagonismo inusitado.
…
Nesse contexto, só me resta lembrar ao leitor que o país voltou ao passado. Em termos de inflação ninguém a conhece tão bem como o brasileiro.
…
FOTO ABAIXO: O CAMINHO DO LIXO
Sempre que eu ia ao supermercado antes da pandemia e retornava com as compras para o meu apartamento eu contabilizava, em média, dez sacos plásticos no porta malas do meu carro.
À medida que os dias iam passando, os dez sacos iam armazenando o lixo devidamente classificado conforme as normas do condomínio. Ao fim do dia eles seguiam para a lixeira do prédio e dali para a lixeira pública da esquina.
Até onde eu sei, a partir da esquina o lixo segue para a Estação de Transbordo de Porto Alegre. Devidamente pesado ele segue em carretas para o aterro em Minas do Leão.
Em suma, o saco plástico em que eu transportei o pão do supermercado para a mesa do jantar foi parar em outra cidade a 113 quilômetros da capital gaúcha.