Antonio Carlos Coitinho Fraquelli, 76 anos (31.08.1944), professor aposentado da UFRGS (1967-97) e da FEE (1974-2012)

Porto Alegre, 15.03.2021, 12:10, 29 graus C, 51 % de umidade

Post  02.01.31

02 Brasil 01 Conjuntura econômica, 31 Número de ordem do post

A segunda-feira começa com a divulgação dos dados do Boletim Focus.  A estabilidade passou a preocupar à medida que a taxa de inflação avançou de 3,62%, há 30 dias, para 4,60%, nessa semana.  

O crescimento do PIB do Brasil recuou de 3,43%, há 30 dias, para 3,23%, na percepção atual.

Então, para os executivos do mercado financeiro, a inflação avançou e o crescimento do PIB recuou.   Da forma como o IPCA vem crescendo há pressão para que o Conselho de Política Monetária (COPOM) eleve a taxa SELIC na próxima quarta-feira.

Em condições com alguma semelhança, as autoridades monetárias europeias negaram a possibilidade de alterar as taxas básicas  de  juros temendo interromper qualquer possibilidade de retomada da economia.

… 

O desempenho da economia da Zona Euro levou os analistas ao debate sobre a possibilidade de uma dupla recessão no âmbito do bloco. 

Em manifestação dessa semana, Christine Lagharde, presidente do BCE, afirmou que  elevar os juros se constituiria numa ameaça à  economia. Muito pelo contrário, o BCE está disposto a adquirir mais bônus.

Hoje foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IB C-Br) que registrou incremento de 1,04% em janeiro contra um aumento esperado de 0,5%.

Para encerrar, em meio a tamanha incerteza que o país está tomado, o Ministério da Fazenda  trabalha com a projeção de um incremento de 3,2% para o PIB de 2021.   Volto ao assunto em breve.

Boa noite, leitor doblog!  

FOTO BAIXO: A ORLA DO GUAÍBA

Eu bati a fotografia abaixo antes da pandemia.     A  obra demorou muito tempo para ficar pronta, mas  um dia isso aconteceu.   Desde então eu percebi a presença de muita gente à beira do Guaíba.

Depois que a Covid19 produziu a maior crise sanitária no país e, em particular, no Rio grande do Sul, em particular,eu deixei de me deslocar ao local porque estou em confinamento desde o início do ano passado.

Em janeiro do corrente ano eu li na imprensa local que o governo do  Estado assinou um contrato com uma empresa para a utilização do espaço do Cais Mauá, do armazém A7 ao Gasômetro, junto ao Guaíba.

BOLETIM FOCUS, ESTABILIDADE E DESEMPENHO DA ECONOMIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *