Porto Alegre, 13.07.2021, 18:10

Post 01.09.76

01 INTERNACIONAL,  09 Estados Unidos, 76 Número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:   Incrivelmente, há uma aparente corrida entre infecções e vacinações nos Estados Unidos.   Os casos de infecções estão aumentando e a taxa de vacinações está caindo.  As vacinas estão disponíveis, na verdade estão até sobrando há muitos meses, mas o número de norte-americanos imunizados ainda não alcança o patamar de 50% da população alvo. 

Isso acontece enquanto o número de infectados avançou em 10%, da semana passada sobre a semana anterior, e sem esquecer que a variante Delta se propaga mundo afora.

CONJUNTURA GLOBAL:  Eu venho escrevendo há algumas semanas sobre a polêmica em torno da inflação americana.  Nesse momento da pandemia simultaneamente à retomada da economia, que tipo de inflação se apresenta aos norte-americanos?

O assunto é recorrente porque há pressão sobre as autoridades monetárias para que as taxas básicas de juros sejam elevadas e elas, simplesmente, não aceitam qualquer argumento para a mudança na orientação dada, até aqui, pelo Federal Open Market Committee (FOMC).

A discussão mais recente em torno do tema tem a ver com a ideia de fatores que impactam transitoriamente sobre a inflação.    Tudo começou na reunião do FED do mês passado quando as expectativas de crescimento do PIB aumentaram para 7,0% em 2021 e as expectativas de inflação aumentaram de 3,0% para 3,4% no corrente ano. 

Essa expectativa de IPC para 3,4% merece uma explicação.  Numa das manifestações do FED surgiam o termo inflação transitória e, desde então, os analistas tem discutido se a inflação atual é aquela conhecida até então ou se há choques que não se propagam, que produzem efeitos uma única vez, sobre o IPC.

Pois Jerome Powell esteve no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para cumprir o compromisso semestral de expor a política monetária do FED em Capitol Hill.

…   

O titular do FED voltou a argumentar em torno de uma inflação transitória.   Ele concorda que a inflação aumentou e vai prosseguir aumentando no curtíssimo prazo.   Ele descreve o cenário como uma decorrência das restrições de oferta que a economia vem enfrentando.

Jerome Powell vai além com o seu discurso sobre o comportamento da taxa de inflação.  À frente, esses choques se esvairão e o índice de preços ao consumidor voltará ao seu curso normal.  Os analistas discordam dessa percepção e reivindicam elevação dos juros já!

… 

Com relação ao comportamento do IPC, quando os estímulos chegarem ao fim em 2022 a inflação retornará à casa de 2,0%, ou algo muito próximo desse patamar.   Se, eventualmente, a taxa de inflação e/ou a expectativa da inflação, tomarem um rumo fora do previsto, as autoridades irão agir imediatamente.

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  SYRACUSE, NOVA YORK, 1970.

Syracuse é a quinta cidade em população dentro do Estado de Nova York.   A  cidade está localizada bem no centro do estado, no cruzamento das estradas de números 81 e 90.   Eu fui diversas vezes a cidade de Nova York que ficava a uma distância de 396 quilômetros de Syracuse. 

Na época em que eu estudava na Syracuse University, uma Instituição criada em 1870, a população da cidade era de 210 mil habitantes, o Condado de Onondaga tinha 490 mil habitantes, a área metropolitana contava com 651 mil habitantes e, finalmente, a soma dos cinco condados tinha uma população estimada de 900 mil habitantes.

Nos meses de dezembro a fevereiro, a temperatura média era de -5 graus Celsius negativos.  Nos anos que residi no Estado, em diversas ocasiões eu convivi com -20 graus Celsius negativos.  No inverno de 1965-66, houve precipitação de 120 polegadas de neve.

A foto abaixo mostra a rua da bookstore do inverno de 1970.  A torre ao fundo está localizada no campus da Syracuse University.   O trânsito era um dos maiores problemas que eu enfrentei perante tanta precipitação na cidade.     

JEROME POWELL REALIZA PRONUNCIAMENTO PERANTE O COMITÊ DE SERVIÇOS FINANCEIROS DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DOS EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *