Porto Alegre, 26.07.2021, 18:10

Post 01.01.60

01 INTERNACIONAL, 01 Economia Global, 60 Número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  Portugal contabiliza 960,4 mil contagiados e 17,3 mil óbitos segundo o Coronavirus Resource Center da Johns Hopkins University of Medicine.  O país já vacinou 11,8 milhões de pessoas até o dia de hoje. 

Antonio Costa, Primeiro Ministro de Portugal, anunciou a prorrogação do estado de calamidade até o dia 31 de agosto.   Aquela autoridade fez transparecer uma certa flexibilização ao afirmar que os bares podem abrir à medida que observem os protocolos vigentes para os restaurantes.   

CRESCIMENTO DA ECONOMIA GLOBAL: O Fundo Monetário Internacional vem de publicar mais uma versão do World Economic Outlook (WEO), o Panorama Econômico Mundial.  Sistematicamente a Instituição divulga o WEO nos meses de abril e em outubro.  Em algumas oportunidades, como acontece dessa vez, são atualizadas as projeções para o desempenho global.

Na publicação divulgada nesse fim de mês, o FMI estimou que o PIB mundial recuou -3,3% no ano passado e que deverá avançar 6,0% em no corrente ano e 4,9% no próximo exercício.   Essas serão as taxas de referência para o desempenho global que eu vou utilizar no meu blog nas próximas semanas.  

Ora, a economia internacional mantém a sua recuperação embora prossiga “surfando” numa crise sanitária global.   Nesse contexto, a distribuição de vacinas foi desigual.  As economias do Primeiro Mundo dispunham de medicamentos para imunizar as suas populações.  Não foi o que aconteceu com as economias emergentes e em desenvolvimento.

Assim, as economias avançadas que conviveram com uma queda do PIB da ordem de -4,6% devem crescer 5,6% no corrente ano e 4,4% em 2021.   Ao mesmo tempo, as economias emergentes e em desenvolvimento apresentam taxas de crescimento do PIB de -2,1% (2020), 6,3% (2021) e 5,2% (2022).

Ao mostrar a diferença de desempenho das economias avançadas e das economias emergentes e em desenvolvimento para o período 2020-22, é preciso estar atento que a projeção para as últimas contém o desempenho chinês, onde não houve recessão no ano passado.

Então, por hoje é só.  Amanhã vou abrir as projeções de crescimento das economias avançadas por países para o período 2020-21.

Boa noite, leitor do blog!    

FOTO ABAIXO: SANTUÁRIO XINTOÍSTA DE ITSUKUSHIMA, 1974como fazer uma loja virtual

Hoje, pelo quinto dia consecutivo, eu anexo ao post mais uma imagem que eu obtive quando visitei o Santuário de Itsukushima em 1974.   O Jinja é onde residem os deuses, são conservados objetos sagrados e onde os bebês são levados após o nascimento.

DETALHANDO AS ÚLTIMAS PROJEÇÕES DO WEO PARA O DESEMPENHO MUNDIAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *