Porto Alegre, 27.07.2021, 18:10

Post 01.03.57

01 INTERNACIONAL, 03 Economia europeia, 57 Número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  A situação da pandemia no Velho Continente parece estar coberta por um véu de incerteza.   

A Espanha, a Dinamarca e Irlanda vacinaram todo o grupo de indivíduos de mais de oitenta anos enquanto que a Bulgária, a Eslováquia, a Letônia,  a Lituânia e a Romênia ainda não vacinaram a metade dessa população alvo.

No caso da Espanha, por exemplo, não houve óbitos no corrente mês, mas, mesmo assim,  o temor da variante Delta é generalizado no país.  Isso acontece enquanto fluxo de turistas chegam as Ilhas Baleares e, principalmente, à Ilha de Maiorca, mesmo com a informação que no local há 700 casos de Covid19 por cada grupo de 100 mil habitantes.  

A CONJUNTURA EUROPEIA:   Ainda com relação à Espanha, Valdis Dombrovskis, o poderoso vice presidente da União Europeia, prometeu liberar recursos dos fundos econômicos para o plano de recuperação econômica, assim como o primeiro dos valores vincendos para o exercício em curso.

O governo de Madri está na expectativa de receber os recursos porque eles serão destinados aos investimentos em carros elétricos.   De concreto as autoridades trabalham  com um Projeto Estratégico de Recuperação e Transação Econômica, conhecido pela sigla PERTE do setor automotivo.  

Virá um total de 9 bilhões de euros para a Espanha e o governo está redirecionando recursos para setores que estejam voltados para o fim dos combustíveis fósseis no território do bloco.   A seguir estão agendados outros 10 bilhões de euros que deverão ser liberados até dezembro de 2021.

A situação das autoridades europeias é complicada.  Os planos de recuperação econômica estão todos em curso, mas em plena quinta onda da pandemia a hospitalização de jovens cresceu no Continente.

O setor do Turismo começa a ensaiar uma recuperação à medida que o fluxo de transportes se restabelece entre os 27 e entre esses e o Reino Unido.   

Isso acontece porque com o fim das barreiras às aglomerações as autoridades deixaram de exigir a quarentena no retorno dos turistas devidamente vacinados aos países de origem.

Vou prosseguir extremamente atento à recuperação de alguns setores da economia europeia nas próximas semanas.  Boa noite, leitor do blog!

… 

FOTO ABAIXO: VISITA AO SANTUÁRIO XINTOÍSTA DE  ITSUKUSHIMA, 1974como criar um blog

Hoje é o sexto dia consecutivo que eu apresento uma nova imagem que eu obtive do santuário de Itsukushima em 1974.    

O referido santuário é um patrimônio cultural da Humanidade.  Ele é dedicado à divindade dos mares, à divindade das tempestades e à divindade do grande sol.  Desloquei-me de barco até o local. Foi uma visita memorável.  

O PERTE ESPANHOL E A RECUPERAÇÃO DO TURISMO E DOS TRANSPORTES NO CONTINENTE EUROPEU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *