Porto Alegre, 14.08.2021, 18:10, 20 graus C, 46% de umidade 

Post 01.09.81

INTERNACIONAL, 09 Estados Unidos, 81 Número de ordem

CANTINHO DA PANDEMIA: No site da CNN há uma informação destacando o aumento de hospitalização de crianças com Covid19.  Autoridades recomendam que crianças com idade acima de 12 anos devem ser vacinadas.

Antony Fauci, o diretor do Instituto de alergias e doenças infecciosas dos EUA, afirmou que no futuro provavelmente todos deverão receber uma dose adicional da vacina contra a Covid19.

Na Argentina, o presidente Alberto Fernández afirmou que o pior da pandemia já passou.  Mais vacina para a população implicará aproveitamento do verão para a temporada do turismo.

ESTADOS UNIDOS:  À medida que as tropas norte-americanas foram retiradas do Afeganistão, o Talibã está a 150 quilômetros de Cabul.  Nesse momento, há ameaça às mulheres e a população civil encontra-se em fuga da capital.  O governo afegão de Ashraf Ghani, totalmente isolado, prepara-se para enfrentar o pior.

Dentro dos Estados Unidos a cobrança sobre o governo Biden é intensa.  Aparentemente, o presidente parece estar preocupado apenas em enviar três mil militares para evacuar a embaixada no Afeganistão e os 650 militares que lhe dão cobertura. 

A tarefa do governo de Washington tem data de validade, ou seja, concluir a tarefa no máximo até o dia 11 do próximo mês, data do aniversário da queda das torres gêmeas em Nova York.   

A par dos problemas no Afeganistão, Joe Biden está atento aos movimentos da sua agenda de US$ 4,5 trilhões tramitando em Capitol Hill. 

Uma outra fonte de extrema dificuldade para o governo é a negociação em torno do teto da dívida.  É um tema recorrente que já me fez redigir muitos posts em anos anteriores.   

De forma sucinta, o governo negocia com a oposição no Congresso para aumentar o teto da dívida ou ele se vê obrigado ao fechamento de repartições.   Eu lembro que em exercícios passados as negociações se estenderam até o dia da data final.   

Houve ocasiões que democratas e republicanos negociaram durante toda a madrugada para finalmente chegar a um acordo.  E, para tanto, ambas as partes precisaram ceder em vários pontos das suas posições originais. 

Em outras dezessete ocasiões não houve acordo e provocou o shutdown do governo norte-americano.  Na ocasião, repartições – bibliotecas, museus, parques nacionais – fecharam as portas deixando de atender a população por vários dias. 

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO: PROPAGANDA DA JOALHERIA GALLO, SANT’ANA DO LIVRAMENTO

A propaganda abaixo constou da edição do jornal A Plateia de Sant’Ana do Livramento, RS, minha cidade natal, do dia 05 de setembro de 1944, ano do meu nascimento. 

A EVACUAÇÃO DA EMBAIXADA EM CABUL, A TRAMITAÇÃO DA AGENDA BIDEN NO CONGRESSO E A POSSIBILIDADE DO SHUTDOWN DO GOVERNO QUANDO SETEMBRO CHEGAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *