Porto Alegre, 29.08.2021, 18:10 

Post 01.11.22

01 INTERNACIONAL, 11 Conjuntura chinesa, 22 Número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  Depois de fechar o oitavo mês da segunda dose, o governo americano promove uma dose adicional das vacinas Moderna e Pfizer a partir de 20 de setembro.

…  

A necessidade da terceira dose é defendida por Anthony Fauci que era conselheiro da Casa Branca no governo Trump.  O imunologista e o Presidente viviam às turras.   Trump tinha o hábito de sempre contestar as opiniões de Fauci na frente das câmeras.  Contudo, no dia seguinte sempre pedia desculpas para o médico.

Hoje, Fauci, que foi mantido na Casa Branca por Joe Biden, afirmou que a variante Delta implica a necessidade de uma terceira dose da vacina.  

CONJUNTURA ECONÔMICA:  Eu estou diariamente atento às informações da economia chinesa.  Afinal, ela não conviveu com a recessão de 2020 que atingiu as demais economia e, por essa razão partiu nas frentes no desempenho de 2021.

Na edição de hoje do People’s Daily circulou a informação que o governo da China pretende absorver cinquenta e cinco milhões de trabalhadores nas cidades até o ano de 2025.

A medida aconteceu em decorrência de uma determinação do Conselho de Estado Chinês tendo em vista a necessidade de implementar o Décimo Quarto Plano Quinquenal de Promoção de emprego do país.

A meta prevista no Plano prevê uma redução da taxa de desemprego urbana para o patamar de 5,5%.   Na estratégia de ação está implícita a necessidade de avançar para um novo trinômio formado por educação, emprego e seguridade social. 

Isso significa maior carga educacional, para um país que contava com 289 milhões de alunos no ano passado,  melhora de emprego e assegurar a funcionalidade da seguridade social.

Paralelamente, as autoridades chinesas pretendem estimular o empreendedorismo e a demanda via promoção do consumo.   É o tal país com dois sistemas que as autoridades locais pregam sistematicamente em seus pronunciamentos. 

É isso aí.  Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO: ESQUINA DEMOCRÁTICA, PORTO ALEGRE, 2019

Quem observa a Esquina Democrática, localizada no cruzamento da avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas, e vê as pessoas conversando calmamente e outras que, tranquilamente, cruzam o local em diversas direções, pode não saber o significado do ponto na história da cidade.

Ela ganhou importância a partir da década de 70, época em que eu me mudei de Santa Maria para Porto Alegre, embora a denominação tenha sido assegurada na década seguinte, tendo sido tombada em 1997 pelo poder municipal. 

UM PLANO DA CHINA PARA ABSORVER MÃO DE OBRA ATÉ 2025

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *