Porto Alegre, 04.09.2021, 18:10 

Post 01.03.61

01 INTERNACIONAL, 03 Conjuntura europeia, 61 Número de ordem

CANTINHO DA PANDEMIA:  Os números da Covid19 referentes à Espanha começam ser focados prioritariamente aos jovens e estudantes.

Eu assisti na televisão que as autoridades sanitárias espanholas já contabilizaram a vacinação de quarenta por centro dos jovens estudantes entre 12 e 19 anos.

CONJUNTURA ECONÔMICA

A Itália conviveu com uma recessão profunda no ano passado.   O país foi um dos primeiros a ser atingido pela crise sanitária no Velho Continente, tão logo houve a divulgação da presença da Covid19 em Wuhan, em 31 de dezembro de 2019.

…   

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália caiu 8,9% em 2020.  As projeções do Panorama Econômico Mundial do FMI preveem que o Produto deverá crescer 4,9% no corrente ano e 4,2% em 2022.

A mídia local repercutiu a informação da OCDE que o PIB avança a taxa de 5,9% no corrente ano. Isso significa que há um incremento de 1,0% acima da projeção realizada pelo FMI em julho do corrente ano.

Segundo a OCDE, a expectativa da Instituição é que a economia do país retornará ao nível anterior à crise sanitária durante o primeiro semestre de 2022.

Essa trajetória da economia no período 2019-21, ou seja, o custo da resiliência implicará um aumento expressivo da dívida pública.    A participação da dívida pública sobre o PIB ficará em 160% no final do corrente ano.

A OCDE também é de parecer que as projeções especificadas no parágrafo anterior não eliminam a necessidade de apoio fiscal adicional para alcançar a recuperação da atividade econômica que é desigual entre os diversos setores.   

Assim como em outros tantos países da Europa, é preciso que o governo italiano mantenha o foco na recuperação do emprego.

FOTO ABAIXO:  PRÉDIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 

Em 1973, quando eu vim morar em Porto Alegre, eu frequentei durante muitas semanas as instalações da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, criada em 1871, e instalada na Praça da Matriz em 1912.

Eu curti demais levar o meu material de estudo para as instalações da Instituição, instalar-me numa mesa e realizar a tarefa programada para a oportunidade. 

Eu tinha consciência que a biblioteca mantinha milhares de volumes.  Hoje, eu consultei o site da mesma e verifiquei que há 250 mil volumes da Memória Estadual mantidas  no local.

Você, leitor, o dia que vier conhecer Porto Alegre não deixe de visitar o prédio da Biblioteca Pública Estadual.

O COMPORTAMENTO RECENTE DO PIB ITALIANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *