Porto Alegre, 06.09.2021, 18:10 

Post 01.03.62

01 INTERNACIONAL, 03 Conjuntura europeia, 62

CANTINHO DA PANDEMIA:  A propagação da variante delta, com origem na Índia, começa a retardar a recuperação da economia global.

No caso dos Estados Unidos, Joe Biden deve prosseguir exigindo o avanço das vacinas e dos testes para a Covid19 a fim de dar um fim à crise sanitária em território norte-americano.

CONJUNTURA EUROPEIA:  Esse monitoramento que eu realizo diariamente sobre a retomada do crescimento global me faz redobrar as atenções para o comportamento das economias dos Estados Unidos e da União Europeia.

Isso porque a China saiu na frente de todas as economias porque ela não ficou submetida a recessão global do ano passado.    E no corrente ano, a segunda maior economia do planeta cresceu 18,3% no primeiro trimestre e 7,9% no segundo trimestre, ambos em comparação com igual período do ano anterior.

Recentemente a Eurostat, a Agência de Estatísticas da União Europeia,havia informado que a economia europeia avançou em 2,0% do segundo trimestre de 2021 em comparação com o trimestre anterior.  Quando comparado a igual período de 2020, o incremento foi de 14,3%.  Os números sinalizam uma alteração naquele cenário em que os confinamentos foram priorizados.

Assim, embora tenha acontecido uma melhora generalizada evidente nos agregados macro-econômicos do Velho Continente no último semestre, há necessidade de novos acréscimos na atividade econômica para chegar ao ponto de partida à época do início da pandemia.

Segundo os números divulgados pelo Eurostat, há ainda a necessidade de um avanço de 2,5% no desempenho da economia para chegar o que havia na transição de 2019 para 2020.

Ao elaborar o presente post eu fui surpreendido com a divulgação de novos números para agregados econômicos e emprego no espaço europeu no site do Eurostat. 

Os números ajustados pela sazonalidade evidenciam que o PIB cresceu 2,2%  e o emprego avançou 0,7% na Área Euro no segundo trimestre de 2021.  Na União Europeia dos 27 o PIB cresceu 2,1% e o emprego, 0,7%.  No primeiro trimestre de 2021, o PIB havia declinado -0,3% na área Euro e -0,1% na União Europeia.

O leitor pode acessar as informações do Gabinete de Estatísticas da União Europeia no endereço eletrônico    https://ec.europa.eu/eurostat/documents/2995521/11563259/2-07092021-AP-EN.pdf/5adabdef-cc74-9c1c-fc2b-223171814f39?t=1631003082241

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  IGREJA DE NOSSA SENHORA DE LAEKEN

Eu viajei de automóvel pela Europa no fim da década de sessenta.   Foi uma viagem extraordinária porque eu tinha um roteiro pré determinado, mas eu podia ajustá-lo sempre que eu julgasse necessário.

Ao fim e ao cabo, eu rodei 9,2 mil quilômetros pelo Velho Continente.  Saí de Lisboa e voltei ao ponto de partida em carro alugado.   Daí todas as fotografias que eu tenho publicado no blog desde 2007, quando eu iniciei a atividade na Internet.

Na foto, eu mostro a Igreja de Nossa Senhora de Laeken.  Eu lembro que eu deixei Bruxelas rumo a Amsterdã e com pouco tempo de viagem eu me deparei com a imagem abaixo.   Era um dia cinza, chuvoso, eu passe o templo e parei para conhecê-lo.

É um templo do século XIX, situado na Praça de Nossa Senhora em Laeken.  A região onde está localizada a praça, a região de Laeken, está situado o Castelo Real.    A igreja foi construída para abrigar os restos da rainha Louise-Marie d’ Orléans.

ÚLTIMOS NÚMEROS SOBRE DESEMPENHO DO BLOCO EUROPEU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *