Porto Alegre, 08.09.2021, 18:10 

Post 01.09.90

01 INTERNACIONAL, 09 Conjuntura norte-americana, 90 Número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:   Hoje, eu li na mídia que um estudo divulgado na science.org mostra que sinais de proteínas emitidas por plaquetas produzem danos aos vasos quando expostos a Covid19.

CONJUNTURA NORTE-AMERICANA: A economia norte americana prossegue em sua retomada do crescimento econômico, alternando momentos de aposta na recuperação com momentos direcionados ao temor da inflação.

São posições conflitantes que surgiram em meio à pandemia.  Quando a inflação acendeu o sinal amarelo, os mercados passou a pressionar o FED em abandonar os estímulos e elevar os juros. 

Por ocasião do evento dos dirigentes dos bancos centrais em Jackson Hole eu elaborei um post dando destaque ao fato que Jerome Powell havia sido convincente o suficiente para que a polêmica poderia ter chegado ao fim.

Qual foi o ponto que poderia eliminar a polêmica?  Jerome Powell teria demonstrado que a a elevação da taxa de inflação seria apenas temporária.   Logo ela voltaria ao patamar dos 2,0%.

Bem, hoje, a edição do El Economista traz uma matéria intitulada Bank of America advierte sobre el riesgo de una burbuja inducida por la Fed.

Eu acredito que a Instituição voltou à polêmica anterior, à medida que emitiu um alerta da presença de uma bolha induzida pela política acomodatícia do FED. 

E mais, que isso acontece em meio a um cenário de estagflação mundial.  Há referências ao índice de preços de produção do Velho Continente que evidencia um incremento interanual de 12,1%.

Para encerrar, está evidente que o FED não reduzirá o programa de compra de dívida e isso levará a uma era de liquidez infinita dos bancos centrais embora haja aumento de inflação, conclui a Instituição. 

Boa noite leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

Eu bati a foto abaixo antes da pandemia. Na oportunidade, os praticantes de religiões de matriz africana realizavam atividades relacionadas à imagem de São Sebastião, Oxóssi, que faz sincretismo com o soldado romano que se converteu ao cristianismo.

UMA BOLHA AMERICANA INDUZIDA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *