Porto Alegre, 10.09.2021, 18:10 

Post 01.01.65

01. INTERNACIONAL. 01 Conjuntura Brics, 65 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  A Dinamarca é o primeiro país do Velho Continente a eliminar todas as restrições contra a Covid19.

De acordo com a revista Der Spiegel, no próximo mês de outubro, a BioNTech deverá apresentar os resultados dos estudos relacionados à vacina e deverá solicitar autorização para vacinar crianças de 5 a 11 anos.  

CONJUNTURA BRICS:  O presidente Xi Jinping participou da décima terceira cúpula do Brics, um evento virtual, nessa sexta-feira. 

Xi realizou um apanhado dos objetivo alcançados em uma década e meia de bloco, dentre os quais destacou a confiança, a abertura, a inclusão, a igualdade e o desenvolvimento, tudo em um ambiente de intensa interação.

Isso posto, o Presidente falou na Covid19.  Há uma recuperação global em curso, um tanto acidentada pela pandemia, acompanhada de profundas e complexas mudanças.

Então, fazer o quê? O bloco do BRICS deve contribuir com a paz e o desenvolvimento mundial de forma a buscar um futuro compartilhado para a humanidade.  Ou seja, promover o multilateralismo, aderir aos princípios da ONU e salvaguardar a ordem internacional com base no direito internacional.

Xi Jinping falou ainda em solidariedade global contra a pandemia com base na ciência, em abertura e crescimento via inovação e em seguir e implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Ele encerrou o seu pronunciamento formulando cinco propostas para fortalecer a unidade do BRICS,pois, dessa forma, o mecanismo do bloco transbordará de vigor renovado e e vitalidade.

As cinco propostas implicam fortalecimento (i) da cooperação em saúde pública no espírito de solidariedade, (ii) da cooperação internacional em vacinas no espírito de acesso eqüitativo para todos, (iii) da cooperação econômica no espírito de benefício mútuo,  (iv) da cooperação política e de segurança no espírito de equidade e justiça e, finalmente, (v) do intercâmbio entre pessoas no espírito de aprendizagem mútua.

Realizado o registro, cabe-me, a partir de agora, monitorar a participação chinesa nas ações do bloco.

Boa noite, leitor do bloco!

… 

FOTO ABAIXO: A MÁSCARA MORTUÁRIA DE JÚLIO DE CASTILHOS

A foto abaixo eu bati na última vez que visitei o Museu Júlio de Castilhos.   A propósito, os meus quatro filhos estudaram no Colégio Sevigné e em diversas oportunidades eu entrava no prédio porque eu achava que era importante que as crianças convivessem com o local, ou seja, com um pouquinho da história do Rio Grande do Sul. 

Quando da morte de Camilo Alves Junior, prefeito de Sant’Ana do Livramento, RS, nos anos 60, eu e mais três lideranças estudantis do Colégio Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha e da ASPES, fizemos a guarda de honra do político, durante toda a madrugada no salão nobre da Prefeitura local.

Na oportunidade, por volta de três horas da madrugada, vieram realizar a cópia em gesso para a preparação da mascara mortuária do Prefeito da cidade.   Foi um fato inesquecível.

Em futuro próximo eu voltarei a escrever sobre Júlio e Camilo.

O PRONUNCIAMENTO DE XI JINPING NA DÉCIMA-TERCEIRA CÚPULA DO BRICS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *