Porto Alegre, 11.09.2021, 18:10 

Post 01.09.91

01.  INTERNACIONAL. 09 Conjuntura norte-americana, 91 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  A variante Delta continua derrubando projeções e levando empresas – Microsoft, Amazon e Facebook – à flexibilização das datas da volta dos empregados ao trabalho presencial.  

Algumas convenções e eventos afins foram suspensos nos Estados Unidos devido ao avanço da variante Delta.  Eu percebo que o Presidente Biden não perde oportunidade para enfatizar a necessidade da população se vacinar. 

Na próxima terça-feira, Boris Johnson vai lançar o Plano de Inverno para enfrentar a Covid19 e a variante Delta.

CONJUNTURA BRICS:  O dia 11 de setembro de 2011 estava ensolarado, um dia de temperatura elevada.   Eu estava pronto para sair de casa quando tudo aconteceu.  Explico melhor. 

Eu vestia terno e gravata porque eu ia para o trabalho na Fundação de Economia e Estatística (FEE) e mais, eu ministraria uma aula na UFRGS no fim da tarde.  Eu passei pela sala do meu apartamento e a televisão estava ligada no canal da CNN Internacional. 

Quando olhei para a tela eu vi um avião de passageiros atingir a primeira torre gêmea.  Eu lembro que olhei para a imagem e pensei que era um jogo eletrônico. 

Fui até o meu escritório, apanhei a minha mala de executivo e voltei a passar na sala quando eu vi mais um avião se aproximar e bater na segunda torre gêmea. 

Eu parei, fui até o vídeo e coloquei para gravar as imagens que a televisão estava mostrando.  Passei a ouvir os comentários dos analistas e caí na realidade.

Aquilo que eu estava acompanhando eram cenas da vida real.  Um ataque terrorista?   Em Nova York?  Nas torres gêmeas?   

A propósito eu tenho uma videoteca desde o século passado com mais de 65 mil horas de gravações.  Então, há décadas eu já gravava programas pré-determinados que me ajudavam nas aulas e nos meus artigos para jornais e revistas.  Eu comecei com as fitas de video cassete e depois migrei para os gravadores de DVDs.

A vantagem de gravar imagens é que elas me permitem vê-las, repetidas vezes, sempre que necessário.   Tendo em vista que eu ministrava aulas de cenários econômicos, muitas das fitas eu vi por dezenas de vezes nas diversas turmas que lecionei. 

Hoje, 11 de novembro de 2021, a minha videoteca ficou enriquecida com tudo que eu gravei nas últimas horas.   Um fato importante porque eu consegui captar as opiniões de profissionais importantes mundo afora.

Eu creio que o ponto mais delicado dos argumentos em curso é aquele que associa a saída do Afeganistão com o vigésimo aniversário da queda das torres gêmeas.

O governo Biden vem enfrentando dificuldades para justificar a forma como houve a saída do Aeroporto de Cabul no dia 31 de agosto.

O que eu percebo é que fica difícil colocar dentro de um mês do ano a importância dos vinte anos do ataque das torres gêmeas e a forma como houve o cerco e a morte de Bin Laden, e, de outro, a fuga atabalhoada do Aeroporto de Cabul que faz lembrar, sem dúvida, a fuga também atabalhoada do Aeroporto de Saigon, no Vietnã. 

… 

Em resumo, o que seria para ser um evento importante alusivo aos vinte anos do fatídico 11 de setembro de 2001 tornou-se um momento politicamente adverso para o presidente Joe Biden porque não há como justificar a derrota no Afeganistão depois de vinte anos de ocupação.

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Em Syracuse, Nova York, inverno é inverno e verão é verão.  Explico melhor.  O verão é quente como em Cuiabá e o inverno é frio como no polo.  

Hoje eu entrei na página do clima e verifiquei que a temperatura variaria de 16 a 24 graus C.   É fim de verão na cidade e o Outono entra na próxima semana.   

As temperaturas caem em 16 graus do verão para o outono.  De 24 graus do verão elas recuam para 8 graus e chegam a cair a -2 graus C.  A temperatura mínima pode chegar até -8 graus C.

Eu lembro que nos anos 70, uma vez eu apanhei, excepcionalmente,  a primeira nevasca nessa época do ano.  Foi uma festa apenas no primeiro dia porque a rotina do cotidiano com neve transformou-se em verdadeira gincana.

Para os residentes da cidade, a neve é rotina.  Não há nada de diferente.  Para mim, todavia, eu senti uma grande diferença. 

A foto abaixo é de uma rua da cidade em pleno inverno.  A calçada para o pedestre é um fio.  As ruas ficam estreitas pela quantidade de neve que ficam depositadas às margens sempre que passa o caminhão jogando sal nas vias.   

A LEMBRANÇA DO 11 DE SETEMBRO DE 2001 E A RETIRADA ATABALHOADA DO AFEGANISTÃO EM 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *