Porto Alegre, 13.09.2021, 18:10 

Post 01.09.92

01.  INTERNACIONAL, 09 Conjuntura econômica, 92 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  Repercute internacionalmente o caso de uma professora norte-americana que não se vacinou e que contagiou 12 dos seus 24 alunos com Covid19.  

…  

CONJUNTURA ECONÔMICA: A retomada da economia norte-americana toma o seu curso sem que a pandemia mostre sinais de que o seu fim esteja próximo.    Eu tenho descrito o andamento dos fatos, dia a dia, procurando incorporar algum avanço no diagnóstico em torno do processo em curso.  

O trabalho que eu desenvolvo na crise global atual me faz lembrar a tarefa equivalente que eu fiz quando da Grande Recessão de 2009.    Eu analiso as crises internacionais desde os anos 60.  À medida que eu percebi que a crise era iminente, eu passei a buscar novos indícios do que estava acontecendo nos Estados Unidos e em diversos países do mundo. 

Aquela de 2009 foi inédita porque começou na construção civil, nas subprimes, e propagou-se pelos créditos, bancos e liquidez da economia, e que resultou numa  profunda recessão.  Nessa de 2020, tudo começou com a pandemia e que iria encerrar com as vacinas.   Nesse ínterim a polêmica entre os defensores da saúde contra os defensores da economia que resultou numa profunda recessão.   

Hoje, depois dos EUA promoverem os estímulos e manterem os juros no piso até que as vacinas chegassem e levassem à recuperação da economia, a realidade se opôs ao script das autoridades norte-americana.  Mesmo assim, os principais índices da New York Stock Exchange (NYSE) subiram…  

A resiliência tardou além das previsões do FED,  muitos não aceitaram as vacinas e criaram as condições para a propagação da variante Delta, e, pior, a inflação veio com toda a força. Mesmo assim, os principais índices da NYSE subiram…

Mercado exigia pressionou por imediato corte de estímulos e elevação de juros para conter a inflação;   FED se opunha porque o nível do emprego estava muito aquém do almejado e a inflação elevada era um fato passageiro. Mesmo assim os principais índices da NYSE subiram…

A polêmica se intensificou entre Mercado e FED.  Veio o evento dos Bancos Centrais em Jackson Hole e Jerome Powell firmou posição: tão logo a inflação passageira cedesse, os estímulos seriam retirados.  O mercado recebeu um primeiro indicativo do fim dos estímulos.   Os principais índices da NYSE subiram…

Finalmente, no dia dois de setembro o S&P 500 bateu no teto e evidenciou uma hesitação.  A polêmica retomou o seu fôlego.   Desde então houve uma atenção redobrada em novas informações sobre a conjuntura norte-americana.

O S&P 500 perdeu a sua sustentação e passou a recuar: -0,03 (03/09), -0,34% (04/09), -0,13 (08/09), -0,46% (09/09), -0,77% (10/09), até que hoje fechou o pregão no positivo de +0.23% (13/09).  O que está acontecendo agora?

O que eu tenho percebido é que a economia norte-americana parece que não mantém o mesmo fôlego de meses anteriores.   Confirmada a hipótese, e tendo em vista que a inflação não cede – são  quatro meses consecutivos de inflação de 5,0% na comparação interanual – a palavra que começa a circular entre os analistas é estagflação. 

… 

Amanhã, à tarde, os norte-americanos tomarão conhecimento de mais um número mensal para a inflação.  Se o IPC for além do esperado, os principais índices da NYSE podem bater no teto e as comemorações podem entrar em standby; se não, que siga a festa…

O receituário do FED não deve mudar.  Jerome Powell repetiu tantas vezes que não alterará a “medicação do paciente”.  A oferta também prosseguirá submetida ao contexto de um choque.  

Boa noite, leitor do blog!

 FOTO ABAIXO:  CHURRASCO DE CHÃO

Eu sou vegetariano desde os anos setenta.  Eu não estava acostumado ao churrasco de chão até que eu fui a São Francisco de Assis, em 2019, para participar de uma festa campeira e me deparei com a carne disposta conforme mostra a imagem. 

Eu não perdi tempo e bati a fotografia.  Observe o leitor que os ossos estão de frente para as brasas e assim eles ficaram por algumas horas.  No momento aprazado pelo assador, o espeto foi virado para que o outro lado, o da carne, também fosse exposto ao fogo. 

ECONOMIA NORTE AMERICANA À ESPERA DA DIVULGAÇÃO DO IPC DE AGOSTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *