Porto Alegre, 20 de setembro de 2021

Post 01.01.67

01 INTERNACIONAL, 01, Conjuntura global, 67 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  O governo Biden comprometeu-se em transferir mais 500 milhões de vacinas ao Exterior no próximo ano.

CONJUNTURA GLOBAL:   Eu estou atento a todas divulgações que digam respeito ao comportamento da economia mundial, seja em termos do PIB global ou do Produtos das maiores economias nacionais.         

A minha atenção é redobrada quando a fonte é o Banco Mundial, a Organização Mundial do Comércio, O Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu, o FED, o e Banco Popular da China e outras tantas instituições internacionais e;ou nacionais que analisem, sistematicamente, em nível global.

A OCDE  divulgou hoje que a recuperação prossegue em ritmo intenso.   A OCDE atribui o comportamento global  ao avanço das vacinações e às ações dos governos e dos bancos centrais.

Chama a atenção do analista é que a economia entrou na pandemia com determinados desafios e saiu com outros.   Porque?  Por que a recuperação é desigual..   

..

Os números são apresentados para 23 países, para o biênio 2021-22.  O Brasil ocupa a décima quinta posição (5,2%) em desempenho em 2021 e ficou em vigésimo primeiro lugar (2.3%) em 2022.   Um comportamento sofrível no contexto das nações selecionadas para o ano que vem.

Em 2021, os cinco países que lideram o grupo, com as respectivas taxas de crescimento do PIB, em 2021 são: a China (8,5%), a Turquia (8,4%),  a Argentina (7,6%), a Espanha (6,8%) e o Reino Unido e a India, ambos com 6,7%.  

Em 2022, o grupo líder será formado por Índia (9,7%), Espanha (6,6%), China (5,8%), Reino Unido (5,2%) e Indonésia (4,9%).

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  POR DO SOL DO GUAÍBA 

Antes da pandemia eu fui um domingo à tarde à orla do Guaíba.    Havia muita gente, mas eu consegui encontrar um ponto onde havia um grupo reduzido de pessoas e, aí, eu bati a foto abaixo.

Eu achei a imagem belíssima.  Eu confesso que estou a cinco décadas fotografando como amador, mas nem sempre os produtos que obtenho tem um pano de fundo tão lindo como aconteceu naquele dia junto ao Guaíba.  

OCDE, NOVOS NÚMEROS PARA AS PRINCIPAIS ECONOMIAS NA RETOMADA GLOBAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *