Porto Alegre, 21 de setembro de 2021

Post 01.11.26

01 INTERNACIONAL, 11, Conjuntura chinesa, 26 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  Eu li no jornal El Periódico de Extremadura que das 31 pessoas que acessaram aos hospitais locais metade estava vacinada.

CONJUNTURA CHINESA:  Anteontem, dia 19 do corrente mês, eu escrevi um post sobre as alternativas que eu pensei para o caso Evergrande, a reestruturação da dívida ou intervenção das autoridades.

Naquela ocasião havia a expectativa que houvesse pagamento aos bancos ou que os mesmos decidissem pelo default.  Tudo aconteceu em meio a um feriado.  A situação não se definiu na segunda-feira e nem na terça-feira. 

No dia seguinte ao meu post, quarta-feira, dia 21 do corrente mês, o Banco Popular da China retomaria as atividades de mercado aberto e havia perspectiva que houvesse algum encaminhamento para o caso Evergrande.

A incorporadora imobiliária chinesa é dirigida por Xu Jiayin, o presidente da Evergrande Group, e tem sede em  Guangzhou.  Ela iniciou as atividades em 1996 com a razão social atrelada ao Hengda Group

Na Wikipedia eu obtive a informação que a empresa mantém 700 projetos imobiliários em 240 cidades.   Dentre elas, destacam-se Beijing, Shenzhen e Xangai. 

Alem disso, cabe o destaque que ela é proprietária do Guangzhou Evergrande, campeão chinês de futebol de 2020, e o maior clube de futebol do país.   

A propósito,  é preciso lembrar que o Clube Guangzhou assinou um convênio com a Fundação do al Madri no ano de 2012. com a participação de Florentino Perez.   

Felipão venceu os campeonatos da China de 2015, 2016 e 2017, uma copa da China em 2016, duas Supercopas de 2016-17 e a Liga dos Campeões da Ásia de 2015. 

A incorporadora lançou a pedra fundamental de um estádio para o clube no exercício passado e se propôs  a construir dois outros estádios de futebol para oitenta mil espectadores em regiões a identificar  no território chinês.  

A preocupação com o caso Evergrande está associada à necessidade das autoridades locais em injetar liquidez na economia.   Essa decisão gera consequências sobre a percepção do desempenho da economia chinesa à frente.   

A repercussão nos índices das principais bolsas internacionais é uma decorrência natural do processo em curso.

A Evergrande tem um impasse a resolver no curtíssimo prazo que compreende em honrar o serviço da dívida que alcança uma soma superior a 250 milhões de euros.  Todos os dias há uma informação nova sobre o caso em curso e ela repercute no resultados das bolsas internacionais.  Vou prosseguir monitorando o assunto.

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO:  Aeroporto de Tocumen, Cidade do Panamá

O ano é 1968 e eu me encontrava no Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá.   Observe o leitor, que na oportunidade eu estava utilizando a tecnologia da época.   

Era preciso inserir o filme na máquina fotográfica, seguir todas as recomendações técnicas para que o produto final pudesse representar uma imagem de qualidade.

Qualquer erro na sincronização das exigências implicava uma fotografia escura ou fora de foco, que o fotógrafo amador ia conferir depois que foto fosse revelada e entregue ao cliente com um prazo superior a quinze dias.    

Eu lembro que depois eu aderi as fotos em slides que era menos complicado e permitiam que eu fizesse uma apresentação em público através de um projetor específico para essa atividade.

EVERGRANDE, OBRAS, ESTÁDIOS E ESPORTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *