Porto Alegre, 22 de setembro de 2021

Post 01.09.93

01 INTERNACIONAL, 09, Conjuntura norte-americana, 93 número de ordem do post

CANTINHO DA PANDEMIA:  Estou sempre atento à imprensa da Índia e da China para monitorar o momento da crise sanitária com a presença da variante Delta

O Times of India informou que há abertura gradual de shoppings, cinemas, escolas, trens e locais de cultos, sem casos excessivos de Covid. 

CONJUNTURA NORTE-AMERICANA:  Há algumas semanas eu pretendia elaborar um post sobre as FED Listens, Escutas do FED, visando repassar a informação para professores e alunos de Economia e de áreas afins.

… 

Objetivamente, o Sistema de Reserva Federal (FED) conta com uma iniciativa, as Escutas do FED  que visa obter um retorno de como a política monetária impacta a vida das pessoas.

A fonte das informações são os proprietários de pequenas empresas, as comunidades de baixa renda, as organizações que promovem o desenvolvimento, as faculdades comunitárias, os funcionários, os sindicatos e os aposentados. 

O FED contabilizou um total de quatorze eventos no ano de 2019, antes da pandemia.  Posteriormente, em maio de 2020, em plena crise sanitária ,foi promovido o décimo-quinto Listens, que tratou do impacto da Covid19 sobre as comunidades locais.

Na FED Listens # 1, a expectativa era obter um feedback amplo à Reserva Federal.  Com o avanço das experiências, o evento # 15 mostrou que a Instituição absorveu o conteúdo recebido como uma parte obrigatória no entendimento abrangente da política monetária em curso. 

Foi assim que Jerome Powell publicou um post intitulado Observações Introdutórias em que ele enfatizou que os eventos Escutas do FED permitiu a escuta direta das pessoas nos setores da economia, nas comunidades distribuídas por todo o país, fazendo com que as autoridades tenham um retrato econômico completo dos Estados Unidos.

Eu creio que um ponto que ele destacou me chamou a atenção, qual seja, a FED Listens contribuiu para que o país avançasse nessa fase de “quebra de precedentes”. 

Se eu entendi corretamente, Powell procurou chamar a atenção que a recessão da pandemia apresentou uma velocidade e uma intensidade de mudança sem precedentes modernos. 

O leitor pode acessar a minha fonte no endereço eletrônico https://www.federalreserve.gov/newsevents/speech/powell20210924a.htm

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO: VERÃO EM HOUSTON 1970

A minha estada na Universidade de Houston (UH) foi extremamente interessante.  Eu iniciava a minhas experiência como graduate student, estudante de pós-graduação, na Faculdade de Economia da Instituição. 

Eu era professor da UFSM e concorri a uma bolsa de Estudos nos Estados Unidos através da Organização dos Estados Americanos.   

Desde o início eu tinha muitas obras para ler e muitas tarefas acadêmicas para realizar.  Era uma experiência única para quem exercia o magistério no Brasil, mas não dispunha de tamanha orientação docente e de tantos recursos bibliográficos. 

 

A par dos estudos a UH promovia atividades de recreação nos finais de semana.    Os meses de verão eram de calor excessivo. 

Eu lembro de quantos momentos agradáveis eu convivi com os meus colegas, a grande maioria asiáticos, que também usufruiam da infraestrutura disponível para o corpo discente da Instituição.

Eu lembro de quantos momentos agradáveis eu convivi com os meus colegas, a grande maioria asiáticos, que também usufruiam da infraestrutura disponível para o corpo discente da Instituição.

Quando eu voltava para a cidade no domingo à tardinha eu me sentia totalmente recuperado do ritmo de estudo que a universidade impunha aos alunos. 

AS ESCUTAS DO SISTEMA DE RESERVA FEDERAL DOS EUA (FED LISTENS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *