Porto Alegre, 25 de setembro de 2021, 18:10 

Eu tenho procurado inserir nesta seção temas atuais da conjuntura, seja em âmbito internacional, seja no contexto nacional. 

Eu busco utilizar o meu blog para referenciar informações selecionadas que eu acredito que devem chegar ao conhecimento de professores e estudantes de economia e de áreas afins.

Na verdade eu lido com tantas informações, dia a dia, ano a ano, década a década, que é um exercício acadêmico fazer a seleção do tema que será objeto do post diário que eu publico no blog.

Imagens gravadas de vídeos, textos da imprensa, papel e digital, revistas e jornais, se acumulam à minha frente como matéria que eu preciso analisar em algum momento no futuro.

Hoje eu percebi que havia separado uma revista para referenciar no meu blog, mas por alguma razão os dias passaram e eu não realizei a tarefa.  Faça-a hoje.

A publicação é a edição de agosto do jornal Valor Especial, intitulada Brasil China, que tem como título de capa Aliança Promissora, Potencial de negócios atrai investimentos.  E um destaque, textos em português, em inglês e em mandarim.  Eu lembro de ter manuseado publicações em dois idiomas, mas essa é primeira vez que eu manuseio uma revista em três idiomas.

Na abertura da revista há uma introdução – carta ao leitor – que fala em acordo para avançar mais.  Há números sobre o comércio bilateral, a participação do destino China nas exportações nacionais, o agronegócio e o minério de ferro.

São 122 páginas com conteúdo excelente, apresentados em papel de qualidade, que partem do cenário, uma cooperação sólida a longo prazo, à página 12 da revista, e que encerra com o Cultura e Turismo, à página 122 da publicação.

Leitor, a revista é uma obra que não deve faltar na sua biblioteca.  É preciso reservar algum tempo para ler o conteúdo da publicação porque houve um grande trabalho dos autores dos textos. 

Eu recomendo uma atenção redobrada à seção Corredor Econômico, de autoria de Roberto Rockmann, com uma matéria intitulada Oportunidades com nova Rota da Seda, o ambicioso programa que engloba sessenta países. 

…        

Para encerrar, eu recomendo a leitura da Revista como se fosse um livro.   Ela é muito importante em termos de política, de economia e de futuro.

Boa noite, leitor do blog!

FOTO ABAIXO: ESTRADA TABAÍ SANTA CRUZ

Eu andei por muitos anos pelo Rio Grande por estradas esburacadas  e caminhos vicinais.   A primeira vez que vim a Porto Alegre eu conheci estradas asfaltadas que existiam nas adjacências da capital.   

Ainda hoje, aos 77´, eu lembro daquele tempo em que eu pensava as vias rodoviárias como algo utópico para a população da fronteira oeste do Estado.   Parecia um sonho que eu via somente nos filmes americanos dos anos cinquenta. 

CARTUM, ECONOMISTA PENSA DEMAIS, POST 36, ALIANÇA BRASIL CHINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *