Porto Alegre, 22 de outubro de 2021

Horário oficial do beco da rua General João Manoel, 18:10, 27 graus C

Tomei conhecimento do falecimento do general de quatro estrelas Colin Luther Powell, 84 anos, no dia 18 do corrente mês, através do noticiário da televisão.   Ele sofria de mieloma múltiplo e faleceu em decorrência da Covid19. 

Durante muitos anos eu acompanhei o trabalho de Powell através de diversos programas na mídia que eu gravei para a minha videoteca a fim de utilizar em sala de aula. 

O general Powell nasceu no Harlem, em Nova York, no dia 05 de abril de 1937, filhos de migrantes jamaicanos.   Ele formou-se em Geologia no City College de Nova York.  Tornou-se segundo tenente do Exército em 1958.  Ele teve uma carreira destacada em âmbito militar, político e diplomático.

Exerceu as funções de Conselheiro de Segurança Nacional (1987-89), Chefe do Estado maior das Forças Armadas (1989-93) e, já na condição de aposentado, foi Secretário de Estado dos Estados Unidos (2001-05), na gestão do presidente George W. Bush, de onde se retirou à época da reeleição à Casa Branca do presidente Republicano. 

Eu faço essa nota de orbituário porque Powell esteve presente em todas as crises que envolveram os Estados Unidos desde a invasão do Panamá (1989).  Em todas elas eu gravava imagens e debatia em sala de aula com os meus alunos da disciplina de Cenários Econômicos na UFRGS. 

Eu lembro que entre as imagens projetadas no telão do Curso de Pós Graduação em Administração da UFRGS, havia muitas lideranças políticas e econômicas norte-americanas, e dentre delas, a figura do General Powell era uma constante.

Colin Powell pregava a intervenção militar dos Estados Unidos apenas nos casos da defesa de interesses nacionais vitais, sem se engajar na ideia de construir nações.   Essa concepção ficou conhecida como a Doutrina Powell, ou seja, de intervir com uma ideia clara de se retirar.   

FALECIMENTO DO GENERAL COLIN POWELL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *